Polícia

Segurança do Arraiá do Povo terá mais de 200 agentes e equipamentos eletrônicos

Outra ferramenta utilizada será Serviço de Inteligência, que dará direcionamento às equipes policiais


 

Elen Costa
Da Redação

 

Inicia nesta sexta-feira, 21, o Arraiá do Povo 2024, na Cidade Junina, construída pela primeira vez no Parque de Exposições da Fazendinha. Para garantir a segurança e tranquilidade dos brincantes e do público em geral, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) montou um esquema de segurança que vai contar com aproximadamente 200 agentes em cada dia do evento. Na abertura, e no dia 27 de junho, quando haverá shows nacionais, o efetivo será dobrado.

 

 

“Por dia, serão cerca de duzentos homens e mulheres garantindo a segurança da população. Nossa perspectiva é de que na abertura, Dia do Quadrilheiro, a concentração de público será maior, e, por isso, esse efetivo será duplicado”, garantiu o secretário adjunto da Sejusp, Marko Scaliso, durante entrevista no Programa Luiz Melo desta quinta-feira, 20. Outra ferramenta utilizada será o Serviço de Inteligência, que dará direcionamento às equipes.

 

 

“Não basta colocar o policial na rua, temos que os direcionar. Por isso, a nossa inteligência estará atuando nos dias do evento, para que possamos nos antecipar a qualquer coisa que, por ventura, venha a acontecer”, explicou o secretário.

 

Câmeras de vídeo monitoramento, de reconhecimento facial e cercamento para monitorar detentos com tornozeleira eletrônica também serão empregadas durante os 12 dias de festividades. “Foram mecanismos que utilizamos em grandes eventos como a Expofeira, Revéillon e Carnaval, e que deu muito certo”, ponderou Scaliso.

 

 

O policiamento ostensivo e preventivo fora da cidade junina será mantido. O secretário explicou que os agentes usados na segurança do evento serão das escalas extras. “Não mexemos no nosso policiamento ordinário. Usamos sempre os policiais que estão de folga e remuneramos, para que eles garantam a segurança dos eventos, sem desguarnecer a cidade”, assegurou.

 

 

O secretário alertou que uma das medidas de segurança que será adotada durante o evento é a proibição da entrada de bebidas em garrafas de vidro. “Pedimos a colaboração e a conscientização da população para que não levem nada em garrafa de vidro. É importante informar que o efetivo empregado no Arraiá do Povo não irá comprometer o policiamento ordinário na cidade, e que a Operação Protetor também estará ativada. A segurança está preparada, a população que vai prestigiar as quadrilhas juninas pode ir com maior tranquilidade”, explicou.

 

Durante os 12 dias de festança, os profissionais, coordenados pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública, estarão atuando da seguinte forma:

Monitoramento e policiamento

A Polícia Militar estará empenhada com 72 policiais por dia de evento, com apoio de seis viaturas que farão rondas em todo o perímetro do Parque de Exposições e adjacências, com monitoramento e policiamento preventivo e ostensivo.

 

Primeiros socorros

O efetivo de 36 militares por dia, do Corpo de Bombeiros, irá atuar com atendimento pré-hospitalar garantindo os primeiros socorros às pessoas que, por ventura, passem mal ou se machuquem durante o evento. Os agentes também farão o deslocamento para unidades hospitalares em ambulância, caso alguém necessite de atendimento de média e alta complexidade.

 

O CBM terá três viaturas exclusivas para o evento. Uma ambulância e, ainda dois veículos tipo pick up sendo responsáveis pela vistoria contra incêndio e pânico e atendimento geral do público.

 

Registros de ocorrências

As Centrais de Flagrantes da Polícia Civil terão reforço no efetivo, o que irá dar melhor fluxo para os registros de boletins de ocorrências e para as lavraturas de procedimentos dos flagrantes. Além disso, haverá profissionais de inteligência contribuindo com a segurança periférica da festa popular.

 

A 10ª Delegacia de Polícia da Capital, que está funcionando nas dependências do Parque de Exposições da Fazendinha. Funcionará as 24 horas de cada dia para atendimento ao cidadão.

 


Deixe seu comentário


Publicidade