Dorinaldo é eleito presidente da subcomissão sobre a situação Yanomami
Colegiado tem missão de analisar ações do governo federal em terras indígenas
O deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP) foi escolhido nesta quarta-feira, 19, presidente da Subcomissão Especial que vai analisar as ações do governo federal nas comunidades da terra indígena Yanomami (Subyanom). O colegiado faz parte da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara Federal.
A eleição também escolheu a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG) como primeira vice-presidente e o deputado Defensor Stélio Dener (Republicanos – RR) como segundo vice-presidente do colegiado.
A subcomissão terá como objetivo acompanhar, fiscalizar e propor medidas como a formulação ou apresentação de propostas que atendam às demandas e necessidades do povo Yanomami. Além disso, criará um espaço no parlamento para receber e discutir com as lideranças indígenas a melhor política para enfrentar a crise.
“Quando iniciei nosso mandato, a primeira ação que apresentamos foi a necessidade da instalação de uma CPI da tragédia Yanomami e hoje os problemas nessas comunidades indígenas continuam. É uma tarefa que recebo com muita honra, a qual cumprirei com o máximo de seriedade e empenho”, disse o deputado Dorinaldo Malafaia.
Situação
Dados produzidos pelo governo federal apontam que o povo Yanomami passa por momentos difíceis após a invasão das terras por garimpeiros. Para enfrentar a crise, o governo federal montou um plano de ações com medidas para fiscalizar e monitorar o território.
Ainda como ação de proteção dos povos indígenas, o governo editou a Medida Provisória 1209/24, que abre crédito extraordinário de R$ 1 bilhão para atender ao plano de reestruturação nas terras Yanomami, com medidas emergenciais necessárias de proteção à vida, saúde, bem como a retirada dos invasores das terras.
Deixe seu comentário
Publicidade