Nota 10

Governo promove inclusão social e cultural do hip-hop com o projeto ‘Evolução das Ruas 2024’

Programação iniciou na quinta-feira, 20, com rimas, dança, breaking e grafite em duas escolas estaduais


 

Com movimentos sincronizados, batidas de som ritmadas e a agilidade de grafiteiros em colocar formas, cores e expressões nas paredes, a cultura hip-hop se manifesta e atrai o público de diferentes idades. Foi com essa mistura de manifestações artísticas, que o Governo do Amapá abriu, na quinta-feira, 20, a programação do “Evolução das Ruas 2024”.

 

O primeiro dia de atividades aconteceu simultaneamente nas escolas estaduais Antônio João, no Centro, e na Cívico Militar Nilton Balieiro, no Marabaixo 2. As ações seguem até domingo, 23, com oficinas de rap, shows, batalhas, DJ, breaking e grafite.

 

 

O projeto proporciona a inclusão social e cultural para jovens estudantes e para moradores dos conjuntos habitacionais de Macapá, utilizando a cultura hip-hop como ferramenta dinâmica de transformação e expressão.

 

A aluna Maria Jaqueline Nunes, de 15 anos, estuda na Escola Nilton Balieiro, e se emocionou ao ver a turma do hip-hop. Ela conta que memórias afetivas foram ativadas assim que viu a energia dos dançarinos e as batidas da música.

 

Maria lembrou que o pai sempre foi um apaixonado pela cultura do hip-hop e que ela cresceu vivenciando tudo que envolve o movimento e os ensinamentos que ele repassou.

 

 

“Essa é uma experiência maravilhosa porque traz as minhas raízes, minhas memórias de criança. Meu pai é muito ligado ao hip-hop e sempre me ensinou sobre o movimento. Sabe aquele gostinho de infância? É isso que tô sentindo. Meu pai já está com uma certa idade e fica mais complicado pra ele participar. Hoje, quando eu chegar em casa vou dizer: Pai, sabe aquilo tudo que o senhor me apresentou quando eu era criança? Voltou pra mim e eu queria muito que o senhor estivesse lá comigo”, disse a adolescente.

 

E falando em vivências repassadas de pai para filho, Raimundo Jonata, conhecido como “Eminem do Hip-Hop”, está envolvido no projeto e conta com a companhia do filho, Jonata Junior Santos, de 11 anos, nas apresentações de dança. A perspectiva dele é que, com o apoio do Governo do Estado, o hip-hop chegue à nova geração.

 

“As pessoas envolvidas em vários movimentos de hip-hop no nosso estado se uniram em um coletivo para se manter a cultura, e o Governo do Amapá foi o primeiro a nos apoiar para que a evolução do hip-hop se consolide e continue crescendo. O breaking vai estar em Paris, na França, uma novidade nos Jogos Olímpicos de 2024, olha o que a arte da rua alcançou”, destacou, entusiasmado.

 

O “Evolução das Ruas” é coordenado pela Fundação Estadual de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Fundação Marabaixo) e a Secretaria de Estado da Cultura (Secult).

 

 

“Ir para dentro de uma escola, quebrar preconceito, dizer que a cultura hip-hop é uma filosofia de vida e que ela pode tirar jovens de pensamentos negativos e impulsionar essa pessoa para um futuro melhor. Esse é o nosso papel como Estado. Precisamos achar meios para chegar na nossa juventude. E o hip-hop é uma dessas ferramentas”, garantiu a diretora-presidente da Fundação Marabaixo, Josilana Santos.

 

A programação, que segue até este domingo, 23, terá oficinas nas escolas e nos conjuntos habitacionais Macapaba e Açucena, e conta também com as batalhas de rap e breaking dance no Trapiche do Santa Inês, na orla de Macapá.

 

“Na orla acontecerão as batalhas de MCs, a dança, a música, e no domingo vai ser a premiação, mas além de tudo vai ter show, porque quem já assistiu uma batalha de hip-hop sabe que é show”, concluiu Josilana.

 

Confira a programação do “Evolução das Ruas 2024”:

  • Dia 21 de junho (sexta-feira)

Oficinas de rap, DJ, breaking e grafite

Local: habitacionais Macapaba e Açucena

Horário: das 14h às 18h

 

  • Dia 22 de junho (sábado)

Batalhas, shows de rap e breaking

Local: Trapiche do Santa Inês

Horário: a partir das 16h

 

  • Dia 23 de junho (domingo)

Final das Batalhas, shows de rap, breaking e encerramento

Local: Trapiche do Santa Inês

Horário: a partir das 16h

 


Deixe seu comentário


Publicidade