Cidades

Aumenta procura por crédito no Amapá, aponta levantamento da SERASA

Estado registra maior procura dentre as grandes empresas, liderando o ranking nacional com 9,8%, ao lado de Rondônia


 

Cleber Barbosa
Da Redação

 

Em maio, no Brasil, a busca geral dos negócios por recursos financeiros registrou uma queda de -2,9% na variação anual, de acordo com dados do Indicador de Demanda das Empresas por Crédito da Serasa Experian.
O recorte por porte indicou que as grandes companhias tiveram resultado positivo, com alta de 5,8%, assim como as médias (3,4%), apenas as MPEs tiveram baixa (-3,2%).

O Amapá puxou a demanda por crédito nas grandes empresas, registrando números positivos ao lado de Rondônia, com (9,8%), tendo o Acre em terceiro, com 9,6%.

O Amapá foi o estado que, em maio, teve o maior registro de demanda das empresas por crédito (17,7%), e o Rio Grande do Sul o menor (-15,2%). Os dados revelaram, ainda, queda em todos os setores, cujo “Comércio” teve a mais acentuada do período (-4,2%), seguida por “Indústria” (-3,6%), “Serviços” (1,9%) e “Demais” (1,4%) que contempla empresas do segmento “Primário”, “Financeiro” e do “Terceiro Setor”.

Segundo o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “o comportamento mais homogêneo das médias e grandes é devido uma capacidade melhor de planejamento financeiro e, por isto, apresentam uma evolução menos errática”.

A pesquisa – O Indicador que mensura a procura de crédito por parte dos consumidores durante um determinado mês. É construído a partir de amostra significativa de cerca de 11,5 milhões de CPFs, consultados mensalmente na base de dados da Serasa Experian.
A quantidade de CPFs consultados, especificamente em transações que configuram alguma relação creditícia entre os consumidores e instituições do sistema financeiro ou empresas não financeiras, é transformada em número índice (média de 2008 = 100). O indicador é segmentado por região geográfica e por classe de rendimento mensal. – Indicadores Econômicos


Deixe seu comentário


Publicidade