Garantido fomento de R$ 100 mil para empreendedores, em Mazagão
Inicialmente 20 trabalhadores serão beneficiados pelo financiamento
Para incentivar o empreendedorismo criativo durante a Festa de São Tiago, o Governo do Amapá celebrou um Termo de Fomento de R$ 100 mil para 20 trabalhadores do município de Mazagão. A festividade religiosa celebra 247 anos e engloba tradição, cultura e devoção, com uma extensa programação até 28 de julho.
O recurso beneficia empreendedores de segmentos como pizzarias, sorveterias, restaurantes, batedores de açaí e salões de beleza. A iniciativa faz parte do Plano de Governo da gestão, que incentiva a valorização cultural com políticas públicas para impulsionar o setor econômico. Coordenado pela Agência de Fomento do Amapá (Afap), o acordo conta com o apoio da Secretaria de Estado da Cultura e Fundação Marabaixo. Foram duas frentes de seleção dos empreendedores que receberam o financiamento, que também foi disponibilizado na edição anterior do evento, em 2023, de acordo com o diretor-presidente da Afap, Eduardo Vaz.
“Após os atendimentos, análises e visitas nos empreendimentos chegamos agora na fase de assinatura do contrato e pagamento desse financiamento. Existe ainda uma lista de espera que pretendemos atender até a próxima segunda-feira”, ressaltou o diretor-presidente. O incentivo do Governo do Estado em grandes eventos culturais promove maior presença de público e garante melhores vendas aos comerciantes, de acordo com a secretária de Estado da Cultura, Clícia Vieira Di Miceli.
“Não tem como garantir o fomento sem a presença do público, a festividade de São Tiago vem aumentando cada vez mais a participação do público, principalmente com os turistas e isso melhora a economia também entre os pequenos”, ressaltou a secretária.
Pela primeira vez, o vendedor de bebidas mazaganense Josivaldo dos Santos, de 44 anos, irá participar da Festa de São Tiago com seu negócio. Para ele, a iniciativa é uma forma de credibilizar as atividades dos novos trabalhadores.
“É uma iniciativa muito boa, agradeço ao governador Clécio por acreditar nos empreendedores, principalmente os novos que estão entrando agora. Trabalhei durante muito tempo na construção e agora como empreendedor consegui essa oportunidade”, celebrou Santos. A agricultora Ilma da Costa, de 50 anos, também foi beneficiada com o fomento e irá comercializar alimentos durante a festividade.
“A gente que trabalha na agricultura, não temos muitas condições de custear as vendas. Agora vamos receber as barracas prontas e ainda tem o valor em dinheiro, isso é muito bom, vai ajudar bastante”, destacou Ilma.
Tradição
Realizada desde 1777, a Festa de São Tiago é uma das maiores manifestações culturais do Amapá. Mistura rituais religiosos, cavalhada e teatro a céu aberto para contar a aparição de São Tiago como um soldado anônimo que lutou bravamente ao lado dos cristãos na guerra contra os mouros. Esta tradição, trazida da África, no século XVIII, completa 247 anos em 2024.
A programação conta com o apoio do Governo do Amapá, da prefeitura de Mazagão, e é realizada pela comunidade local, em parceria com o Instituto Cultural da Festa de São Tiago.
Deixe seu comentário
Publicidade