Cavalos são liberados para a festividade após procedimentos veterinários
Cerca de 40 equinos devem participar da encenação religiosa entre mouros e cristãos neste ano
O Governo do Amapá liberou a utilização dos cavalos, após todos os procedimentos veterinários, na encenação da batalha entre Mouros e Cristãos na quinta-feira, 25, durante a Festa de São Tiago, no distrito de Mazagão Velho.
Os animais foram inspecionados por técnicos da Agência de Defesa e Inspeção Agropecuária do Amapá (Diagro). Neste ano, cerca de 40 cavalos devem participar da encenação. Antes do evento, os equinos ficam nos estábulos para descanso.
Os animais chegam à comunidade geralmente três dias antes da batalha, momento em que serão usados pelos participantes da encenação. Durante esse período, uma equipe da comunidade se reveza para os cuidados de alimentação e banho.
“Necessitamos realizar um minucioso trabalho para liberar os animais, pois, são provenientes de várias localidades e com diversos criadores. Nosso objetivo é garantir que eles estão todos sadios para participarem das programações e para que não ocorra transmissões de doenças”, destacou o diretor-presidente da Diagro, Álvaro Cavalcante.
Para serem utilizados em eventos pecuários, os animais precisam passar por todas as exigências sanitárias. A inspeção é realizada por um médico veterinário oficial do estado, com conferência de resenhas e as documentações zoosanitárias pertinentes, como a Guia de Trânsito Animal, comprovação de vacinação de influenza equina e exames negativos para Anemia Infecciosa Equina.
Deixe seu comentário
Publicidade