Política

Corregedoria Eleitoral inspeciona 11ª Zona Eleitoral

Atividade integra ciclo que visa, entre outros prontos, tratar das eleições municipais de 2024


 

A Corregedoria Regional Eleitoral do Amapá (CRE-AP) iniciou inspeções na 11ª Zona Eleitoral com uma reunião de abertura no Cartório de Pedra Branca do Amapari, quinta-feira, 25.

 

A atividade fez parte do Ciclo de Inspeções 2024, que visa visitar as zonas eleitorais do Amapá para acompanhar de perto as atividades cartorárias, a tramitação de processos e a infraestrutura.

 

O corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, a coordenadora da Corregedoria, Elinete Freitas, e os servidores Heverton Fernandes e José Temístocles foram recebidos pelo juiz titular da 11ª Zona Eleitoral, juiz Roberval Pacheco, pela chefe de cartório, Maria Débora Oliveira, servidores e colaboradores da 11ª ZE.

Durante a reunião de abertura, foram alinhados os procedimentos para a inspeção e apresentado um balanço prévio dos indicadores da Zona.

 

“A nossa inspeção não tem apenas a função de analisar os processos. Embora falemos muito da parte processual, ela também verifica a infraestrutura do cartório, questões de pessoal e outros pontos. É uma análise completa de toda a estrutura da Zona Eleitoral”, destacou o Corregedor Eleitoral, que também agradeceu ao final da reunião o empenho dos servidores da Zona na prestação de um serviço de qualidade ao jurisdicionado.

 

Após passar pela região metropolitana de Macapá, a Corregedoria chega aos cartórios do interior do estado. A 11ª Zona Eleitoral abrange os municípios de Pedra Branca do Amapari e Serra do Navio.

 

“É muito bom esse contato, essa possibilidade de verificar nosso trabalho e assegurar que estamos no caminho certo. É importante esse olhar externo, que ao mesmo tempo é interno, porque somos uma equipe, mas externo em relação ao nosso dia a dia, que é vivenciado aqui pela equipe da 11ª Zona”, afirmou o juiz eleitoral.

 

O Ciclo de Inspeções busca aferir a qualidade, regularidade e eficiência das atividades cartorárias, além de estabelecer um contato direto entre a Corregedoria e as Zonas Eleitorais para fornecer orientações que possam assegurar a regularidade da prestação dos serviços eleitorais.

 

Neste ano, a Corregedoria acompanha também os preparativos para as Eleições Municipais 2024 em cada Zona Eleitoral, prestando orientações sobre as etapas do Calendário Eleitoral.

 

Ainda nesta quinta-feira, 25, a equipe da Corregedoria Eleitoral aproveitou para visitar o Posto Avançado de Serra do Navio. No local, o corregedor eleitoral, desembargador Carmo Antônio de Souza, o juiz da 11ª Zona Eleitoral, Roberval Pacheco, além de servidores, observaram a estrutura do local e as principais necessidades do posto avançado.

 

Combate ao assédio

Durante a reunião de abertura, o servidor Heverton Fernandes, da CRE-AP, destacou a importância do combate ao assédio moral, sexual e à discriminação. Foram apresentados conceitos e exemplos de práticas que podem configurar alguma forma de assédio ou discriminação.

 

Além disso, foram apresentados os canais de denúncia disponibilizados pelo TRE Amapá e o papel de acolhimento da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação.

 

“Nossa orientação é sempre de reflexão e de garantir que a pessoa não está sozinha. A comissão está disponível para atuar e acolher”, completou Elinete Nunes, que é também secretária da Comissão de Prevenção e Enfrentamento do Assédio Moral, Sexual e da Discriminação do 1º Grau.

 

A chefe de cartório, Maria Débora Oliveira, ressaltou a importância de um ambiente de trabalho saudável e a adoção de uma conduta humanizada dentro da 11ª ZE.

 

“No Cartório, buscamos fazer uma gestão mais humanizada, conversando para manter um ambiente saudável para todos”, disse Maria Débora Oliveira.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade