Secretaria orienta que cidadãos atualizem esquema vacinal para viagens internacionais
Secretário municipal de vigilância em saúde, Gilmar Domingues, revela que muitos do Amapá deixaram de ir para o exterior por não tomar a providência
Douglas Lima
Editor
Muita gente, neste período de férias quase expirando, procurou a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde, atrás do Certificado de Atualização Vacinal, para fazer viagem internacional, mas não conseguiu.
O secretário da pasta, Gilmar Domingues, disse que as pessoas não conseguiram o documento porque não foram vacinadas.
Gilmar informou que 120 países só recebem estrangeiros vacinados, havendo, contudo, alguns critérios entre eles, mas a aplicação do imunizante contra febre amarela é obrigatória em todos.
Segundo Domingues, há países que além de vacinação contra febre amarela exigem que o visitante tenha sido imunizado contra poliomielite e tomado a vacina tríplice viral.
Gilmar Domingues ainda explicou que a Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde não expede o Certificado Vacinal, apenas o Ministério da Saúde, mas somente se o desejoso de viajar para fora do país ter sido vacinado.
O secretário orientou que o Certificado de Atualização Vacinal demora ser expedido cerca de dez a 15 dias, daí o interessado dever procurar o Ministério da Saúde, com antecedência.
Deixe seu comentário
Publicidade