Cidades

Embrapa firma parceria com associação para coleta de sementes crioulas

Também serão realizadas ações de educação ambiental e conservação dos recursos naturais


Embrapa Amapá e a Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique (ACTB) assinaram um acordo de cooperação técnica para implementar áreas de coleta de sementes florestais e crioulas no arquipélago localizado na foz do rio Amazonas. Sementes crioulas são aquelas utilizadas tradicionalmente pelas comunidades e que o agricultor reserva, de uma parte da colheita, para poder plantar na próxima safra.

Também serão realizadas ações de educação ambiental e conservação dos recursos naturais e da agrobiodiversidade, beneficiando diretamente 140 extrativistas.

Localizado no município de Macapá, Bailique é um celeiro da biodiversidade da região, onde as principais atividades são o extrativismo vegetal e a pesca. Com acesso somente por via fluvial, o arquipélago é formado por oito ilhas onde residem cerca de dez mil pessoas em 51 comunidades.

A implementação de áreas de coletas de sementes no arquipélago vai promover inclusão produtiva das famílias por meio do fortalecimento das cadeias do açaí e de sementes florestais, escolhidas pelos próprios moradores. O documento prevê ainda que o cadastramento dessas áreas junto ao Ministério da Agricultura vai adequar as duas cadeias à legislação e adoção de modelos mais eficientes de produção. Entre os resultados a serem obtidos está o mapeamento e caracterização da vegetação, status de conservação e uso do Território do Bailique.


Deixe seu comentário


Publicidade