Clécio apresenta a artistas avanços em obras para cultura
Governador pontuou construções e reformas realizadas pelo GEA, que visam fortalecer o fazer cultural no estado
O governador Clécio Luís apresentou para artistas, produtores e profissionais do setor, os avanços de obras voltadas para a cultura amapaense. Para investir, de teatro a museus, o governo do estado viabilizou projetos, construções e reformas em equipamentos públicos espalhados por vários municípios.
“Nós anunciamos novos investimentos da Lei Paulo Gustavo, do Sistema Nacional de Cultura Aldir Blanc, do Fundo Estadual de Cultura para fomentar esse setor tão importante. Para além disso, nós estamos garantindo os espaços para que essa produção tão rica do Amapá possa se apresentar e democratizar o acesso à cultura. Nós fizemos aqui uma prestação de contas das obras tão aguardadas, algumas em andamento e outras que ainda serão iniciadas”, pontuou o governador.
A prestação de contas ocorreu na Fortaleza de São José de Macapá, na última terça-feira, 6, durante a posse da mesa diretora e dos demais membros do Conselho Estadual da Política Cultural para o Biênio 2024/2026, em programação com a presença de fazedores de cultura de diversos segmentos.
Em execução
Uma das obras citadas pelo governador foi a reforma do Teatro das Bacabeiras, em Macapá. O projeto foi refeito pelo governo do estado, que aguarda aprovação da Caixa Econômica Federal para a execução. Para ser retomada, a obra recebeu recursos destinados pelo senador Davi Alcolumbre. A licitação deve ocorrer até o fim deste ano.
A Biblioteca Elcy Lacerda teve a reforma predial concluída. O governo prepara a compra de novos livros físicos e digitais para aumentar e atualizar o acervo atual e, então, poder realizar a entrega.
Clécio elencou também a restauração da Fortaleza de São José de Macapá, cuja obra iniciou na terça-feira, e conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) mais contrapartida do Tesouro Estadual.
O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) garantiu a construção de dois CEUs da Cultura, um em Macapá (Residencial Macapaba) e outro em Santana (bairro Piçarreira), em parceria com o governo do estado.
Em Oiapoque, o governo está na fase final da reforma do Museu Kuahí, para exposições de produções indígenas; assim como prepara a licitação da construção da Casa do Artesão de Oiapoque, cujo projeto já foi concluído.
Em produção
Na fase de formulação de projetos, o governador citou a transformação do Centro Cultural João Batista de Azevedo Picanço, em Macapá, em um Cine Teatro, com expansão do atual prédio; a reforma do prédio do Conselho Estadual de Cultura e entrega de mobiliário; e as reformas da residência do governador e Macapá Hotel, que serão transformados em centros culturais, de arte e de inovação.
Por meio do novo PAC, serão financiados pelo governo federal, a pedido do governo do estado, a elaboração de projetos executivos de arquitetura, engenharia e complementares para criação e musealização do Parque Arqueológico de Calçoene (Parque do Solstício); e para a requalificação, restauro e ampliação do Museu Histórico Joaquim Caetano da Silva.
Deixe seu comentário
Publicidade