Novo Amapá Jovem: Governo do Estado realiza primeiro pagamento por Pix aos beneficiários
Participantes dos eixos Escola, Universitário, Campo, Cidadão e Protagonista receberam instantaneamente na quinta-feira, 15. Eixo Estagiário é pago por convênio bancário
O Governo do Estado realizou o primeiro pagamento por Pix aos beneficiários do Novo Amapá Jovem, referente ao mês de julho. O programa foi reformulado como parte do Plano de Governo da gestão para ampliar, capacitar e potencializar os atendimentos à juventude.
Os participantes dos eixos Escola, Universitário, Campo, Cidadão e Protagonista foram pagos pela facilidade bancária na quinta-feira, 15. Já o eixo Estagiário recebe por convênio com o Banco do Brasil. Ao todo, 6 mil jovens participam do programa nos 16 municípios do estado, com bolsas que variam de R$ 250 a R$ 1,4 mil.
“Fiquei muito feliz, quando ouvi o ‘apito’ do celular e vi que o dinheiro caiu. É uma ajuda muito boa, porque beneficia diretamente meu neto. Vai ajudar bastante para comprar as coisinhas dele. Fica aqui meu agradecimento a coordenação do Amapá Jovem e ao governador Clécio Luís pela oportunidade dada aos jovens se desenvolverem”, agradeceu a doméstica, Marinete Nunes, de 58 anos, avó de Tássio Nunes, beneficiário do programa.
Coordenado pela Secretaria Extraordinária de Políticas para a Juventude (Sejuv), o Novo Amapá Jovem possui critérios para o recebimento e não exclusão do benefício. Os participantes devem cumprir frequência mínima de 75% do total de horas/aulas, 60% de rendimento escolar, além da participação nas atividades de extensão e atividades na plataforma do programa.
“Esse novo formato tem sido exitoso. É a primeira vez que o Governo do Estado paga um benefício social por meio de ‘Pix’ e está sendo um sucesso realmente, tanto que a Sejuv será modelo para o Banco do Brasil, e para outros estados a partir da implementação dessa modalidade. É muito mais prático, e a gente está se adequando a modernidade”, destacou a secretária da Juventude, Priscila Magno.
Na forma de pagamento antiga, o beneficiário recebia os valores das bolsas através da conta bancária e uso de cartão, com saque limitado ao Banco do Brasil. A modalidade Pix foi adotada pela praticidade, por ser mais acessível e por gerar mais economia.
Programa Novo Amapá Jovem
O programa, que passou por uma reformulação do Governo do Estado, aprovada pela Assembleia Legislativa do Amapá (Alap), em 2023, tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica de jovens vulneráveis, entre 15 e 29 anos.
A proposta é garantir uma política social e de transferência de renda transversal, com atendimento de públicos distintos. A medida possibilita acesso à educação, treinamento profissional e chances de inserção no mercado de trabalho para reduzir o desemprego e a evasão escolar e envolver jovens inseridos nos diversos contextos sociais e econômicos.
Deixe seu comentário
Publicidade