Governo leva serviços odontológicos para terra indígena Wajãpi de Pedra Branca do Amapari
Projeto realiza mais de 40 atendimentos diários e integra a ‘Operação Opuka’, que segue até a próxima sexta-feira, 16
O Governo do Amapá iniciou nesta quarta-feira, 14, a oferta do projeto “Mais Sorriso” para o município de Pedra Branca do Amapari, na terra indígena Wajãpi, no polo base Aramirã. A ação integra a “Operação Opuka”, que oferta serviços gerais em saúde até a próxima sexta-feira, 16.
Entre os serviços ofertados, estão a assistência odontológica em diversas especialidades para adultos e crianças, como aplicação de flúor, profilaxia, próteses dentárias, tratamento de canal, restauração, extração e raspagem.
A “Operação Opuka” é uma iniciativa compartilhada entre o Distrito Sanitário Indígena, a Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e as Secretarias de Estado da Saúde (Sesa) e do Bem Estar Animal.
“Estamos inseridos em um grande projeto no território indígena, atendendo os povos originários e trazendo os serviços que geralmente eles encontram apenas na capital. Trouxemos equipamentos, materiais e profissionais especializados”, afirmou a gerente estadual de Saúde Bucal, Carolina Serrão.
A estimativa é que mais de 40 atendimentos diários sejam realizados durante os dias de atividade do projeto. Povos de regiões vizinhas também serão beneficiados com os serviços de saúde.
“É ótimo que esses serviços cheguem em lugares distantes, pois é difícil quando precisamos de algo e temos que ir para a capital”, relatou o conselheiro de Saúde Japu Wajãpi.
Deixe seu comentário
Publicidade