Diário nas Eleições

Inicia período de campanha eleitoral para candidatos e partidos

Prazo para propaganda inicia nesta sexta-feira, 16 de agosto, e vai até 5 de outubro, véspera do pleito


 

A partir desta sexta-feira, 16, candidatos, partidos e coligações podem iniciar suas campanhas oficialmente, tanto nas ruas quanto nas redes sociais.

 

Postagens, anúncios e até mesmo lives para promoção pessoal ou de atos referentes ao exercício de mandato já serão considerados como atos de campanha pública.

 

Também poderão ser realizados comícios e utilizados carros de som, obedecendo à legislação eleitoral (Lei n° 9.504/1997, conhecida como Lei das Eleições, e pela Resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) N° 23.610/2019).

 

O que é a propaganda eleitoral?

A propaganda eleitoral é aquela que busca captar votos do eleitorado. Com o uso de meios publicitários permitidos por lei, ela divulga o currículo das candidatas e dos candidatos, bem como suas propostas e mensagens.

 

Comissão de Fiscalização da Propaganda

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) formou uma comissão para atuar na fiscalização da propaganda nas eleições de 2024. Magistrados e servidores compõem o grupo presidido pelo juiz Luís Guilherme Conversani, que irá averiguar denúncias de propaganda irregular, além de ações para verificar a regularidade de todos os tipos de materiais físicos e virtuais relacionados à propaganda eleitoral.

 

 

A Comissão de Fiscalização da Propaganda Eleitoral no Amapá para as eleições de 2024 foi instituída pela Portaria TRE-AP Nº 119/2024. Além do juiz Luis Guilherme Conversani, são membros os servidores: Elinete Freitas, Heverton Fernandes, Bruno Pereira, Militão Pereira, José Temístocles, Lídio Braga, Lucas Almeida, Marise Souza, Mário Induacelino, Vanessa Diniz e Walmira Braga.

 

Em agosto, foram lançados a Cartilha da Propaganda Eleitoral e o Manual da Campanha “Quem faz uma campanha eleitoral sustentável, sai na frente”. Os materiais são guias para partidos políticos, federações e candidatos que oferecem orientações sobre as regras da propaganda eleitoral e a recomendação de cuidados para que, mesmo com a realização das campanhas, a cidade se mantenha limpa.

 


Deixe seu comentário


Publicidade