Amapá concorre com seis parlamentares ao Prêmio Congresso em Foco 2024
Premiação elege os parlamentares mais votados pela população na Câmara e no Senado, além das categorias Clima e Sustentabilidade, Apoio à Indústria e Cidades Inteligentes
Considerada a premiação mais relevante no cenário político brasileiro, o Prêmio Congresso em Foco é realizado desde 2006 com o objetivo de promover boas práticas e destacar os melhores do parlamento brasileiro.
A votação popular ocorreu em julho e a revelação dos vencedores acontecerá em cerimônia no dia 29 de agosto, em Brasília, com transmissão online.
Durante o período, o público teve a oportunidade de votar online para escolher os 25 melhores deputados e 15 melhores senadores do Brasil, além dos cinco melhores por região em cada casa legislativa. O processo foi auditado internamente e externamente pela Associação Nacional dos Peritos Criminais Federais (APCF), que certificou a segurança da eleição.
Em 2023, o senador Randolfe Rodrigues (PT) foi eleito pelo voto popular como o melhor da região Norte. Neste ano, ele concorre novamente pelo estado, assim como o senador Lucas Barreto (PSD). Da Câmara, estão aptos à disputa os deputados federais Augusto Pupio (MDB), Dorinaldo Malafaia e Josenildo, ambos do PDT, e Vinícius Gurgel (PL).
Além do voto popular, um júri especializado e um grupo de jornalistas que cobrem o Congresso Nacional também elegeram os melhores do ano. O júri ainda seleciona os destaques nas categorias especiais ‘Apoio à Indústria’, ‘Clima e Sustentabilidade’ e ‘Cidades Inteligentes’, que têm o apoio da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS) e do Ibrachina.
Critérios de Elegibilidade
Todos os parlamentares do Congresso Nacional podem concorrer ao prêmio, desde que não estejam respondendo a processos de improbidade administrativa ou acusações criminais, nem tenham feito apologia à tortura, violência ou práticas contrárias ao Estado Democrático de Direito. Aqueles que faltaram a duas ou mais edições anteriores também estão excluídos.
Segundo levantamento do site Congresso em Foco, até maio deste ano, mais de cem deputados estavam sendo investigados ou eram réus criminais, e 80 respondiam por improbidade administrativa. Ao longo de suas 16 edições, o Prêmio Congresso em Foco já homenageou parlamentares de 24 partidos de diferentes orientações políticas.
Deixe seu comentário
Publicidade