Atlas revela potencial extraordinário do Amapá em energia solar, afirma senador Davi
Em cerimônia, em Santana, governador Clécio Luís lançou Atlas Solar, iniciativa que teve apoio financeiro e incentivo pessoal do senador Davi Alcolumbre
Douglas Lima
Editor
O governador Clécio Luís fez o lançamento, na manhã desta segunda-feira, dia 26 de agosto, no Cineteatro Sílvio Romero, em Santana, do Atlas Solar do Amapá e da pedra fundamental do Instituto Margem Equatorial.
Os eventos ocorreram com a presença, entre outros, do senador Davi Alcolumbre, o responsável pela emenda parlamentar que viabilizou o Atlas Solar; Rodrigo Melo, diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis; ministro do interior e do desenvolvimento regional, Waldez Góes; Bruno Eustáquio, diretor da Eletrobras; e o ex-presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.
O Atlas Solar mapeia e potencializa a produção de energia fotovoltaica no Amapá. É uma ferramenta para identificar as possibilidades de produção de energia solar, com informações sobre a radiação da luz do sol e a produtividade energética de uma região. Há estações instaladas em Santana, Laranjal do Jari, Porto Grande, Tartarugalzinho e Ilha de Maracá-Jipioca.
Para o Atlas, o governo estadual contou com parceria do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis e do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A iniciativa pode promover diversificação das matrizes energéticas e a exploração responsável da energia renovável no Amapá, priorizando a melhoria da qualidade de vida da população e proteção do meio ambiente com redução dos impactos das mudanças climáticas.
O Instituto Margem Equatorial, por sua vez, será o polo de conexão para o desenvolvimento sustentável da região da Margem Equatorial Brasileira, área atlântica que se estende da costa do Rio Grande do Norte à do Amapá.
Durante o evento, o diretor do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis, Rodrigo Melo, disse que o movimento do Amapá atrás de novas energias foi suscitado pelo senador Davi Alcolumbre, e que o Atlas mostra que é possível garantir não só segurança energética para a população, mas também criar ambiente favorável à captação de novos investimentos.
Rodrigo destacou que o Amapá é o estado responsável por representar o Brasil na preservação da Amazônia e na sustentabilidade na vida das pessoas. “Então, precisamos, agora, gerar informações sobre energias, para fortalecer o ecossistema de captação de investimentos”, alertou.
O senador Davi Alcolumbre revelou que o Atlas apresenta números extraordinários do Amapá, sobre energia solar. Segundo ele, o potencial é 59 vezes mais do que a produção das quatro hidroelétricas existentes no estado; duas vezes e meia em relação a Itaipu, a segunda maior hidroelétrica do mundo; e duas vezes maior do que a produção de Três Gargantas, a maior hidroelétrica do planeta, na China.
“Tudo isso é muito importante, principalmente neste momento em que o mundo todo trabalha uma agenda de transição energética, de hidrogênio verde e de energia limpa, com o Amapá saindo na vanguarda”, apresentou Davi Alcolumbre.
O governador Clécio observou que a descrição do senador Davi Alcolumbre sintetiza energia renovável, que o mundo tanto precisa; desenvolvimento, pesquisa, emprego de alta qualidade, renda e mudança de matriz econômica. “Isso só através desses estudos do Atlas Solar, e no fim do ano teremos também o Atlas Eólico. Hoje, empresas de petróleo estão se transformando em empresas de energia, e o Amapá se destaca, nesse cenário, pelo seu potencial solar e eólico”, completou Clécio Luís.
Deixe seu comentário
Publicidade