Deputado lança frente pela Eliminação da Malária no Amapá
Anuncio foi feito durante na 53ª Expofeira, com entrega de equipamentos para reforçar trabalho laboratorial e de campo
Lançada no último sábado, 31, a Frente Parlamentar pela Eliminação da Malária na Amazônia segue para a etapa de coleta de assinaturas dos deputados federais em Brasília. Encabeçada pelo deputado federal Dorinaldo Malafaia (PDT-AP), a iniciativa busca ampliar as ações de combate à doença através da prevenção, informação e esclarecimento à população.
No Brasil, 99% dos casos de malária se concentram nos estados da região amazônica. Em 2023, foram 140 mil casos registrados, onde 24 mil eram do tipo mais severo da doença.
O trabalho contínuo em todo o Brasil garantiu reduções significativas nos números de casos nos últimos anos, reforçando a capacidade do país alcançar a eliminação da doença.
“Lançamos essa frente aqui, no Amapá, com um objetivo muito claro: somar esforços para que o estado seja o primeiro a eliminar a malária. Articulamos, junto ao Ministério da Saúde, equipamentos que hoje são entregues aos 16 municípios para avançar ainda mais nessa jornada; agora continuaremos com os esforços em Brasília, junto aos nossos colegas do parlamento, para tornar essa frente realidade em toda a região”, pontuou o deputado Malafaia.
Durante o fim de semana, através da Superintendência de Vigilância em Saúde do Amapá, as prefeituras receberam 46 microscópios, 52 nobreaks, 13 computadores e oito lupas, além de motocicletas.
Deixe seu comentário
Publicidade