Governador Clécio se reúne com presidente da CTG para consolidar cooperação entre Amapá e Guiana Francesa
Encontro deu início a uma agenda de compromissos de Gabriel Serville para tratar de negócios no estado
O governador do Amapá, Clécio Luís, se reuniu em Macapá na sexta-feira, 6, com o presidente da Coletividade Territorial da Guiana (CTG), Gabriel Serville, que equivale à estrutura administrativa do Poder Executivo na Guiana Francesa. Serville veio ao Amapá para participar da 53ª Expofeira, a maior feira de negócios da Amazônia.
“É uma honra receber Gabriel Serville aqui, em plena Expofeira, para tratarmos de assuntos de interesse em várias áreas, especialmente sobre negócios. A Guiana Francesa instalou aqui no Amapá um escritório de negócios, sinalizando que nós podemos fazer parcerias em conjunto. O povo amapaense e o povo guianense já cooperam no mundo real, e o que estamos fazendo é oficializar essa relação”, destacou Clécio Luís.
A relação diplomática entre Amapá e Guiana Francesa voltou a ser fortalecida em 2023 e, desde então, diversos benefícios já foram conquistados para o desenvolvimento econômico, cultural e social de ambos os lados da fronteira.
A reunião bilateral com o governador Clécio Luís marca o início da agenda do presidente da CTG, que veio aprofundar os conhecimentos sobre a produção e regulamentação agrícola do estado do Amapá, além de conversar com empreendedores de diversos segmentos.
“Viemos participar da 53ª Expofeira e estamos felizes por estar aqui. Com o passar do tempo temos a sensação de que estamos avançando cada vez mais na cooperação em benefício às nossas populações”, comentou o presidente da CTG.
No encontro os gestores trataram da participação em conjunto do Amapá e Guiana Francesa na COP30, a conferência do clima da ONU a ser realizada em Belém, em 2025. Também foram discutidas ações relacionadas à economia, voos entre Macapá e Caiena, e ligação por fibra óptica.
O governador do Amapá e o presidente da CTG assinaram acordo de cooperação para lançar a Plataforma de Notícias Transfronteiriça – Amapá/Guiana Francesa. A ferramenta será utilizada como fonte oficial de informações sobre ambas as regiões, tornando-se um instrumento de combate a fakes news.
Deixe seu comentário
Publicidade