Emissão de vistos para a Guiana Francesa será “híbrida”, a cada 45 dias
Ao lado de Clécio Luís e Randolfe Rodrigues, Emmanuel Lenain lança serviço com uso de tecnologia e mais rigor para liberar a circulação aos brasileiros
Cleber Barbosa
Da Redação
O embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, desembarcou nesta segunda-feira (9) em Macapá para uma série de compromissos oficiais, como a retomada da emissão de vistos, o “visa”, para o ingresso e circulação de brasileiros no território ultramarino da Guiana Francesa.
A notícia, embora muito celebrada, traz ainda mais rigor na emissão do documento, que não será totalmente despachado no Amapá, onde apenas haverá a coleta de dados biométricos, a cada 45 dias, a serem enviados à Embaixada em Brasília, com a promessa de um prazo mais curto para a aprovação – cerca de uma semana.
O anúncio foi feito em uma coletiva e imprensa, pouco antes do representante francês participar de um evento cultural na primeira escola pública bilingue em Macapá, que oferece o ensino do idioma francês para crianças do ensino fundamental.
Premiação
A instituição, escola Marly Maria e Souza da Silva, foi vencedora do FrancEcolab, projeto de proteção ambiental idealizado pelo Serviço de Cooperação Linguística e Cultural da Embaixada da França no Brasil.
O governador Clécio Luís disse que acompanha há mais de 30 anos o gradativo processo de cooperação entre o Brasil e a França, através do Amapá e da Guiana Francesa.
“Na prática essas relações são consolidadas há décadas, mas precisamos avançar mais, ampliar as trocas comerciais, afinal o Amapá é a porta de entrada para a França em nosso continente, assim como a Guiana Francesa é a porta de entrada para o Amapá e o Brasil na Europa”, disse o governador.
Diante de ponderações a respeito da nova modalidade da emissão de vistos, o diplomata francês disse que o prazo inicialmente acordado, de 45 dias [para as coletas biométricas em Macapá], pode ser menor diante da demanda de brasileiros interessados em tirar o visto.
Decisão política
A relação diplomática entre o Brasil e a França voltou a ser fortalecida em 2023. Desde então, diversos benefícios já foram conquistados para o desenvolvimento econômico, cultural e social de ambos os lados da fronteira, articulados pelos governos do Amapá e da França, como o retorno da emissão de vistos para amapaenses ingressarem em território francês.
A cooperação internacional entre Amapá-Guiana Francesa faz parte do Plano de Governo de Clécio Luís e, também das ações estratégicas da Embaixada da França, abrangendo benefícios para as populações que compartilham muito mais do que a proximidade territorial, mas do desejo de crescerem juntas, da educação à economia.
Deixe seu comentário
Publicidade