Nota 10

Emoção marca rito de passagem de alunos das escolas de gestão compartilhada

Solenidade reuniu mais de 600 estudantes de 4 escolas estaduais, na cerimônia de ‘aposição de luvas’, no Sambódromo de Macapá


 

O Governo do Amapá promoveu neste sábado, 14, a solenidade de “aposição de luvas” que consagrou cerca de 600 alunos das escolas estaduais de gestão compartilhada, no Sambódromo de Macapá. O evento, que é um rito de passagem que marca o sentimento de pertencimento dos alunos às escolas, foi repleto de emoção e abraços entre pais e filhos.

 

A solenidade contou com estudantes das unidades de ensino: Afonso Arinos, Risalva Freitas do Amaral, Antônio Messias e Igarapé da Fortaleza. As escolas atuam com gestão compartilhada entre a Secretaria de Estado da Educação (Seed), Polícia Militar e Corpo de Bombeiros.

 

 

“As escolas de gestão militar lideram as notas do Ideb no Amapá, mas sobretudo têm um reflexo enorme no comportamento, experiência pessoal e melhorias na vivência de cada aluno e sua comunidade. Esses estudantes têm a disciplina como base na geração de conhecimento e presenciar essa emoção nos deixa muito contentes”, destacou o vice-governador do Amapá, Antônio Teles.

 

 

A cerimônia contou com apresentação dos alunos em pelotões, semelhante a uma formatura militar. Cada um deles foi consagrado com a aposição de luvas por um familiar. O momento consiste em colocar as chamadas “luvas” na veste dos estudantes, neste caso se refere ao tecido que fica no ombro do aluno. O rito marca a efetivação do uso do uniforme e o sentimento de pertencimento do estudante à escola.

 

Semana da Pátria

A programação de desfiles segue na próxima sexta-feira, 20, com apresentação das escolas localizadas no perímetro rural de Macapá. Logo pela manhã, às 8h terá desfile no distrito do Abacate da Pedreira, e às 17h será a vez da comunidade de São Joaquim do Pacuí. Serão cerca de 25 escolas envolvidas na ação, além das bandas marciais e fanfarras.

 


Deixe seu comentário


Publicidade