Cidades

Amapá lidera ranking nacional com menos mortes por conta do alcoolismo

Estado tem ainda a segunda menor taxa de internações por uso abusivo de álcool na Região Norte, segundo aponta pesquisa


 

Cleber Barbosa, da Redação

O Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA) divulgou uma pesquisa inédita que mostram o percentual de internações de pessoas com doenças ligadas ao uso abusivo de álcool no país, com recortes por grupos de 100 mil habitantes. O Amapá é o segundo estado com menor percentual de internações na região Norte, registrando ainda o menor índice percentual de mortes.

Segundo o estudo, a Região Sul é o destaque para as taxas mais elevadas, principalmente no Paraná e Rio Grande do Sul, com taxas de 65,3 e 69,9 por 100 mil habitantes, respectivamente. A taxa nacional é de 27,0 por 100 mil habitantes.

No apanhado geral, o Acre fica em 17° lugar no ranking e é o estado com maior taxa de internações atribuíveis ao álcool em 2023 na Região Norte, com 16,8. No Norte, o Amazonas tem 5,5, Roraima tem 7,2, Rondônia tem 8,9, Amapá tem 3,9 e Pará tem 4,7.
“As principais causas de internações atribuíveis ao álcool em 2023 foram a síndrome de dependência de álcool (CID F10.2) e a doença alcoólica do fígado (CID K70) que, em conjunto, compõem mais da metade destas internações.

Para as internações decorrentes de síndrome de dependência, que totalizaram cerca de 20 mil autorizações de internações hospitalares, 75% foram feitas em caráter de urgência, e as outras 25%, em caráter eletivo”, aponta a pesquisa.

Quando se trata de mortes atribuíveis ao álcool, na taxa por 100 mil habitantes a menor incidência é do Amapá, com 21,2, seguido do Acre, que tem o segundo menor número, com 21,4. A maior taxa é do Paraná, com 42,0 e a taxa nacional é de 32,8.


Deixe seu comentário


Publicidade