Nota 10

Pesquisadora do Centro de Memória da Unifap aprova projeto em edital da Fundação de Amparo à Pesquisa do AP

Arquivo da Secretaria de Estado de Planejamento serão tratados, catalogados e digitalizados, promovendo o acesso da documentação a futuras pesquisas sobre a memória local


 

A pesquisadora e diretora do Centro de Memória, Documentação Histórica e Arquivo (Cemedharq), da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Profa. Dra. Elke Daniela Rocha Nunes, teve projeto selecionado pelo Programa de Memórias da Gestão Pública do Amapá, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amapá – Fundação Tumucumaque (Fapeap). A outorga do Programa ocorreu no dia 18 de agosto, na sede da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), em Macapá (AP).

 

O projeto “Salvaguarda das Memórias da Gestão Pública do Governo do Estado do Amapá: História e Políticas Públicas da Secretaria de Planejamento” irá tratar, catalogar, digitalizar e publicizar a documentação do arquivo da Seplan. O arquivo possui documentos textuais e iconográficos que serão salvaguardados para posterior uso em pesquisas de interessados na temática da memória local.

 

A pesquisadora vinculada ao Cemedharq aponta que a ideia do projeto selecionado é resultado de conversas anteriores com a Seplan para o tratamento do acervo da biblioteca da Secretaria, que possui uma quantidade expressiva de documentos oficiais e institucionais que fazem parte da história e memória do estado.

 

 

“A Seplan sempre foi uma secretaria muito estratégica e ela perdura para antes da criação do estado do Amapá, ela vem desde a criação do Território Federal. Ela é a responsável pelos planos de governo, pelos planos diretores. Na biblioteca dela, que acabou virando uma espécie de acervo de arquivos, tem muito material que serve como matéria-prima para as pesquisas de ciências humanas como um todo: tem anuários estatísticos, relatórios de governo, registros fotográficos, planos de governo…”, explica a Profa. Dra. Elke Nunes.

 

A catalogação, o tratamento e a digitalização serão feitos com a finalidade de garantir a preservação e a análise dos documentos. Eles serão, posteriormente, disponibilizados no Livro de registros relacionais de documentos do Acervo da Seplan, a ser organizado no decorrer do projeto. Além da Profa. Dra. Elke Rocha, dois bolsistas irão integrar o projeto: Ana Luiza de Oliveira Trindade e Bruno Markus dos Santos de Sá.

 

A Seplan foi estabelecida em 1969, com a criação da Assessoria de Planejamento e Coordenação no extinto Território Federal do Amapá pelo Decreto-Lei nº 411/69. Essa designação foi mantida até o Decreto 5.695, de 22 de dezembro de 2015, que a regulamentou.

 

O acervo documental da Seplan conta com arquivos de funcionários e também arquivos institucionais, Nele, constam fichas funcionais, mapas, projetos de desenvolvimento pensados para o Amapá, relatórios de custo e produção das obras públicas, relatórios sobre as etapas de construção de várias obras, jornais, revistas, fotografias diversas, prontuários médicos, dados sobre a vida funcional e social de servidores, bem como inúmeros Anuários Estatísticos do Amapá.

 


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