Política

TRE-AP realiza cerimônias públicas de carga e lacração das urnas eletrônicas em Macapá

As cerimônias serão realizadas no Cartório da 10ª Zona Eleitoral, na zona norte da capital.


 

O Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) realiza as cerimônias de carga e lacração das urnas eletrônicas referentes à 2ª Zona Eleitoral que será nos dias 24 e 25 de setembro e, também referente à 10ª Zona Eleitoral do Amapá que acontece dias 26 e 27 de setembro, na capital Macapá. Estas são etapas importantes da preparação do processo eleitoral e serão abertas ao público.

 

A cerimônia de carga e lacração das urnas eletrônicas da 2ª ZE irá ocorrer nos dias 24 e 25 de setembro, no Depósito de Urnas do Cartório da 10ª Zona Eleitoral, na Rua da Cidadania, atrás da Justiça Federal – Infraero II, no horário de 9h às 19h. Já a cerimônia das urnas da 10ª ZE será no próprio cartório, na zona norte de Macapá, também de 9h às 19h, nos dias 26 e 27 deste mês.

 

Representantes de partidos, federações e coligações, membros do Ministério Público Eleitoral e da OAB foram convocados e devem acompanhar o processo. As urnas eletrônicas preparadas serão utilizadas na zona sul de Macapá e no Distrito do Bailique no primeiro turno das Eleições Municipais 2024, marcado para o dia 6 de outubro.

 

O que é a Carga das Urnas?

A carga das urnas consiste na inserção dos dados das mídias de votação no equipamento, contendo informações sobre as seções eleitorais, candidatos que concorrem aos cargos de vereador e prefeito e dos eleitores habilitados para votar no pleito. Em seguida, os equipamentos são testados e é realizada a lacração das urnas. Os lacres, produzidos pela Casa da Moeda, são assinados pelo juiz eleitoral responsável e membros das entidades fiscalizadoras.

 

Transparência

Toda a cerimônia é pública, para isso foram lançados os editais 23 e 29 publicados no Diário da Justiça Eletrônica do TRE-AP que convocaram os representantes dos partidos políticos, coligações, federações, representantes do Ministério Público Eleitoral e da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional do Amapá.

 

O procedimento de geração de mídias envolve a gravação de arquivos em cartões de memória, os quais serão utilizados na configuração das urnas eletrônicas. Durante a cerimônia, informações como os nomes dos candidatos e candidatas, bem como seus respectivos partidos políticos, federações e coligações, são registradas.

 

Além das listas com os nomes dos eleitores por seção, são incluídos os aplicativos que permitem o funcionamento das urnas eletrônicas. Isso abrange os equipamentos usados para carregar a urna, realizar a votação, ativar os aplicativos da urna e registrar os resultados. Conforme a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cerimônia de geração das mídias é aberta ao público.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade