Idosos do Abrigo São José recebem vacinação contra a gripe
A terceira idade faz parte dos grupos prioritários da campanha, que vai até 26 de outubro
O Governo do Amapá iniciou a campanha de vacinação contra o vírus da influenza em idosos do Abrigo São José, no bairro Santa Rita, em Macapá. A exemplo de 2023, este ano, o Ministério da Saúde antecipou a estratégia nos estados da região Norte para garantir que a população esteja protegida no período de maior ocorrência da doença.
A terceira idade faz parte dos grupos prioritários da campanha, que vai até 26 de outubro. A ação é coordenada pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS). A vacina permite minimizar a carga e prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença. Além de idosos, crianças, gestantes e professores também são prioridades.
“Os idosos são muito vulneráveis às doenças respiratórias devido ao sistema imunológico ser frágil, por isso sempre priorizamos o grupo e trazemos para eles aqui do abrigo a vacina”, ressaltou o superintendente da SVS, Cássio Peterka.
Foram imunizados 40 colaboradores do abrigo e 70 idosos, entre eles, o seu Antônio Carlos Almeida, de 63 anos, que celebrou a chegada da equipe de saúde, pois faz questão de manter a caderneta de vacinação em dia.
“Eu não gripo com facilidade não porque sempre me vacino quando a campanha chega para a gente aqui no abrigo. Vacina é saúde”, disse o idoso.
Quem também não perdeu a oportunidade de se imunizar foi Iveto Rodrigues, de 87 anos. Ele vive no abrigo há mais de 5 anos e gosta da facilidade de não precisar se deslocar para receber o imunizante.
“Nem preciso sair daqui para me vacinar, o Governo do Estado sempre vem com as vacinas e outros serviços pra gente e assim minha caderneta sempre fica atualizada”, comentou o idoso.
Influenza
A gripe é uma doença causada por diferentes tipos de vírus como Influenza H3N2, H1N1 ou Influenza B. Esses vírus afetam as vias aéreas incluindo o nariz, boca, garganta e pulmões causando tosse, coriza e dor de garganta.
Confira quem pode se vacinar contra influenza:
- Idosos;
- Gestantes;
- Puérperas;
- Crianças com idade de 6 meses a menores de 6 anos;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas;
- Caminhoneiros;
- Funcionários do sistema prisional;
- Integrantes das Forças Armadas;
- Pessoas com deficiência permanente;
- Pessoas com doenças crônicas;
- Pessoas maiores de 60 anos;
- População privada de liberdade;
- Povos indígenas;
- Professores de escolas públicas e privadas;
- Profissionais das forças de segurança e salvamento;
- Trabalhadores da saúde;
- Trabalhadores de transporte rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;
- Trabalhadores portuários.
Deixe seu comentário
Publicidade