Governador atende pedido de indígenas e envia gerador de energia para aldeia Kumarumã, em Oiapoque
Equipamento, com potência 550kVA, saiu de Macapá nesta quarta-feira, 25, e foi um compromisso firmado pelo gestor após reunião com caciques, em Macapá
O governador do Amapá, Clécio Luís, enviou nesta quarta-feira, 25, um grupo gerador de 550kVA para regularizar o fornecimento de energia elétrica na aldeia Kumarumã, em Oiapoque, após ouvir e levantar soluções para os problemas enfrentados pelas comunidades indígenas da região durante encontro com caciques na última sexta-feira, 20, no Palácio do Setentrião, em Macapá.
Com essa nova fonte de energia, 4 mil indígenas da maior aldeia do estado, localizada no Vale do Rio Uaçá, terão eletricidade de forma permanente, o que melhora a qualidade de vida e atende necessidades de 465 famílias, como o armazenamento de alimentos e o funcionamento de equipamentos básicos para o dia a dia. É planejado, ainda, o envio de uma equipe técnica da Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf) para fazer uma revisão para evitar falhas no sistema de abastecimento e curtos-circuitos nas aldeias.
“Como medida imediata estamos encaminhando esse grupo gerador novo e moderno que vai garantir a energia suficiente e de qualidade para alimentar a comunidade. A rede de distribuição lá é precária e precisa de intervenção, então a médio prazo o Governo do Estado vai fazer as intervenções necessárias para a requalificação da rede”, ressaltou o secretário de Estado da Infraestrutura, David Covre.
Durante a reunião com o gestor estadual, as lideranças indígenas expuseram dificuldades enfrentadas nas aldeias, como a utilização de recursos coletados entre os próprios moradores para custear a manutenção dos geradores. Segundo os indígenas, a rede elétrica atual não acompanha o crescimento populacional e o aumento da demanda pelo recurso.
“Depois das tratativas com equipes que lideram nesses locais, com a apresentação dos problemas enfrentados, nós estamos fazendo esse envio como uma medida primeira de assistência para essa aldeia, que é a maior da comunidade, mas continuamos articulando para prestar total apoio para as demais aldeias”, frisou o secretário Adjunto dos Povos Indígenas, Elson Galibi.
Além do envio do motor para Kumarumã, a gestão estadual segue com as articulações para garantir o bem-estar dos povos originários que enfrentam o mesmo problema, como o envio de uma bomba injetora para a aldeia de Santa Isabel e, de forma emergencial, a reposição de um grupo gerador para aldeia Kariá. Também está em planejamento a atualização da rede elétrica do povoado indígena de Kumenê.
Deixe seu comentário
Publicidade