Política

10ª Zona Eleitoral inicia a preparação das urnas eletrônicas para o pleito

Mais de 500 urnas devem passar pelo processo de carga e lacre durante dois dias de trabalhos


 

Nesta quinta-feira, 26, o Tribunal Regional Eleitoral do Amapá (TRE-AP) iniciou a Cerimônia Pública de Carga e Lacração das urnas eletrônicas referentes à 10ª Zona Eleitoral. O procedimento ocorrerá durante dois dias, com a previsão de preparar 518 urnas eletrônicas que serão utilizadas nos locais de votação da zona norte de Macapá e nos municípios de Cutias e Itaubal.

 

O presidente em exercício do TRE Amapá, desembargador Carmo Antônio de Souza; o juiz titular da 10ª Zona Eleitoral, Eduardo Navarro; o promotor eleitoral da 10ª ZE, André Araújo; e a representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Secção Amapá nas Eleições 2024, Paloma Roberta Monteiro, acompanharam os trabalhos de abertura e o procedimento de preparação das urnas, que inclui a inserção das mídias, a verificação dos sistemas presentes nos equipamentos, a colagem dos lacres e a auditoria da integridade e autenticidade dos sistemas.

 

 

“Todas as urnas serão carregadas e lacradas para que, no dia 6 de outubro, a integridade dessas urnas seja mantida. Viemos na abertura agradecer a todos os envolvidos nas eleições, especialmente aos técnicos e técnicas que trabalham neste processo de preparação das, além de acompanhar cada etapa desse processo”, afirmou o desembargador.

 

Durante a etapa de preparação, as urnas são carregadas com mídias contendo informações sobre candidatos e eleitores, além da identificação das seções, as mídias de resultado e os sistemas essenciais para o funcionamento do equipamento no dia da votação. Após essa fase, as urnas são lacradas, armazenadas e só voltarão a funcionar no dia da eleição, 6 de outubro. As 518 urnas da 10ª Zona Eleitoral englobam tanto as urnas de seção quanto as de contingência.

 

“A expectativa é finalizar as atividades desse cronograma do Calendário Eleitoral nesta sexta-feira, 27 de setembro, para termos uma eleição tranquila, sem nenhum percalço, com as urnas funcionando perfeitamente”, disse o juiz da 10ª ZE, Eduardo Navarro.

 

A cerimônia é pública e, para a fiscalização, foram convocados, por meio de edital publicado no Diário da Justiça Eletrônico, o Ministério Público, a OAB – Seção Amapá e representantes de partidos políticos.

 

“O Ministério Público acompanha todo o processo eleitoral como fiscal, inclusive a cerimônia de carga e lacração das urnas. Fazemos questão de acompanhar e comprovar que todo o processo eleitoral é seguro e auditável. A população pode ficar tranquila, pois o Ministério Público está desempenhando esse papel de acompanhamento em nome da sociedade”, afirmou o promotor eleitoral André Araújo.

 

Após a capital, a preparação das urnas ocorrerá no interior do estado. Nos dias 3 e 4 de outubro, as demais Zonas Eleitorais do Amapá devem realizar suas respectivas cerimônias de carga e lacração das urnas.

 


Deixe seu comentário


Publicidade