Sessões realistas sobre astronomia encantam visitantes da Feira de Ciências e Engenharia do Amapá
Atração do Governo do Estado é mais uma iniciativa para popularizar a pesquisa no maior evento científico da rede estadual de ensino
Durante a 12ª Feira de Ciências e Engenharia do Amapá (Feceap), que ocorre na Escola Estadual Tiradentes, em Macapá, o Governo do Estado está realizando sessões do projeto “Astronomia no Meio do Mundo” para estimular o interesse dos visitantes por temas como o planeta Terra, o sistema solar e o universo.
Para a Emanuelle Rodrigues, de 16 anos, aluna do 1º ano do ensino médio, utilizar novas tecnologias como o planetário digital móvel no processo de aprendizagem é algo muito positivo, porque desperta nos estudantes um maior interesse.
“A gente passa o dia todo em sala de aula estudando, mas confesso que assistir uma das sessões deste projeto de astronomia me deixou muito animada e empolgada, porque é um novo método de ensino baseado no uso equipamentos tecnológicos de última geração. Toda minha turma achou bem legal”, disse a jovem.
A iniciativa é coordenada pela Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia (Setec) e integra o Plano de Governo da gestão, que visa ampliar o acesso aos conhecimentos científicos e astronômicos e de popularização da ciência.
“Com o planetário digital móvel, a gente consegue alcançar um público cada vez maior com simulações imersivas sobre as assuntos relacionados à astronomia. Aqui na feira, não é diferente, pois temos a oportunidade de levar esses conhecimentos para alunos que estão dentro das salas de aula todo dia e poderão se tornar grandes cientistas a partir dessa ação do Governo do Estado”, disse destacou o gerente de Divulgação Científica da Setec, Josirlan Afonso.
A estudante Valentina Leal, de 15 anos, conta que conhecer o projeto Astronomia no Meio do Mundo foi um estímulo importante para querer aprender mais sobre a ciência que estuda os corpos celestes.
“As sessões são muito realistas, parece que a gente está mesmo no espaço. Depois de vivenciar essa experiência, o meu interesse pela vida fora da Terra aumentou. Acredito que estudar esses temas é importante para todo mundo, porque é algo que nos impacta e está no nosso dia a dia”, destacou a estudante.
Com décadas de atuação em sala de aula, o professor Benedito Nascimento é um grande entusiasta do uso da tecnologia no processo de apendizagem e aprovou a iniciativa do Governo do Estado em romper as barreiras do ensino tradicional.
“A tecnologia é um recurso muito importante para ser usada dentro das escolas, porque ao acompanhar uma das simulações do planetário a gente conhecer mais sobre planetas e estrelas que não conseguimos ver a olho nu. Mas com ferramentas tecnológicas, podemos desfrutar da grande beleza que o universo esconde. Por isso, esse trabalho do Governo do Amapá só tem a acrescentar e enriquecer a educação do estado”, ressaltou o professor.
Maior feira científica do Amapá
A Feceap é uma parceria das secretarias de Estado da Educação (Seed) e de Ciência e Tecnologia (Setec), sendo coordenada pelo Centro de Atividades em Altas Habilidades e Superdotação.
O objetivo da feira é incentivar a pesquisa e a ciência na educação básica, além de promover o protagonismo estudantil. O evento está aberto para visitação da população até esta sexta-feira, 27, das 8h às 17h, na Escola Estadual Tiradentes, localizada na Av. FAB, 128, bairro Santa Rita.
Deixe seu comentário
Publicidade