Polícia

Com reforço de 1,2 mil agentes, governo intensifica segurança para as Eleições 2024

Forças de segurança do Estado atuarão na defesa do cidadão e em apoio à Justiça Eleitoral para que o pleito ocorra de forma segura, pacífica e organizada


 

Com um reforço de cerca de 1,2 mil agentes, o Governo do Estado vai intensificar a segurança no exercício da cidadania durante as Eleições 2024. O plano estratégico inicia no sábado, 5, com rondas ostensivas, seguindo até a noite de domingo, 6, com a apuração dos votos.

 

Para assegurar a integridade no processo eleitoral, 1.067 policiais militares de todos os batalhões foram mobilizados para atuar nos locais de votação. Até sábado, mais de 500 agentes serão deslocados aos municípios e outros 550 policiais vão atuar em Macapá e Santana.

 

A ação ocorre em conjunto com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AP) e outras instituições estaduais e federais. A intensificação das atividades policiais buscam garantir uma votação tranquila para os 571.248 mil eleitores nos 16 municípios.

 

 

“Essa operação inicia com o transporte das urnas eletrônicas para os locais de votação e finaliza com a devolução das urnas para o TRE”, explicou capitão Kleiton Pontes, porta-voz da Polícia Militar.

 

O efetivo das forças de segurança conta ainda com reforço nas centrais de flagrante da Polícia Civil e mais 50 agentes atuando no policiamento preventivo e repressivo. O Corpo de Bombeiros trabalhará com 67 militares com atendimentos de primeiros socorros e pré-hospitalar.

 

O Grupo Tático Aéreo (GTA) realizará sobrevoos nos municípios da região metropolitana da capital, Macapá, Santana e Mazagão, monitorando preventivamente possíveis crimes eleitorais. Nos conjuntos habitacionais da capital, a segurança no pleito eleitoral estará assegurada, a exemplo das atuações realizadas em 1º de outubro no residencial Macapaba, para coibir qualquer tipo de ameaça de grupos criminosos aos moradores.

 

Centro de monitoramento

Na quarta-feira, 2, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e órgãos estaduais e municipais, estiveram em reunião promovida pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, onde foram discutidas e planejadas as ações para o bom andamento das Eleições 2024.

 

 

No Centro Integrado de Defesa Social (Ciodes) funcionará, a exemplo de outros grandes eventos, o Centro Integrado de Comando Controle. O gabinete de situação vai monitorar possíveis ocorrências durante o período de votação.

 

Integram o Centro Integrado para as eleições, representantes da Sejusp, das polícias Militar, Civil, Científica, Federal e Rodoviária Federal, além do Corpo de Bombeiros, Capitania dos Portos, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Secretaria de Estado de Transportes (Setrap), Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), Guarda Civil Municipal e a iniciativa privada com o Grupo Equatorial.

 


Deixe seu comentário


Publicidade