Nota 10

‘Pretendo ser fluente e viajar para a França’, diz aluno de escola bilíngue premiada com Selo de Excelência

Nicolas Pantoja, de 11 anos, está no 5° ano do Fundamental e vê o estudo da língua francesa como oportunidade de interação e troca de experiências internacionais


 

Na Escola Estadual Bilíngue Profª Marly Maria, no conjunto habitacional Macapaba, na Zona Norte de Macapá, o francês é visto como uma porta de oportunidade e realização de sonhos na vida das crianças. A unidade de ensino fundamental do Governo do Amapá é reconhecida como “Instituição de Excelência no Ensino Bilíngue de Francês”, pela Embaixada da França. A escola é a terceira em todo o país a conquistar o título.

 

A escola também já conquistou o primeiro lugar no projeto da embaixada francesa, FrancEcolab, por três vezes desde 2021. O programa incentiva o sentimento de cuidado com meio ambiente por meio do ensino do idioma. O resultado reflete a importância da língua francesa na vida de crianças como Nicolas Pantoja, de 11 anos, aluno do 5° ano do Fundamental I, que vê no aprendizado a oportunidade de transformar sonhos em realidade.

 

 

“Eu já interajo com minha irmã que também estuda francês e em casa eu tento falar com meus pais também. Pretendo ser fluente, sonho em viajar para França, conhecer Paris e poder conhecer novas pessoas, trocar experiências”, declara Nicollas.

 

Em setembro, a escola Marly Maria recebeu o embaixador da França no Brasil, Emmanuel Lenain, durante a premiação da 3ª edição do programa FrancEcolab. A unidade educacional recebeu equipamentos pedagógicos como óculos imersivos artesanais feitos com fibras do buriti, palmeira originária da Amazônia. O acessório utiliza a inteligência artificial (IA) para estimular o conhecimento e tornar o aprendizado mais dinâmico e divertido.

 

 

“Para utilizar os óculos precisamos baixar um vídeo 3D de algum ponto turístico da França,  e assim as crianças podem colocá-los e, conforme elas vão vendo aquele espaço, vamos falando em francês os nomes dos lugares, das artes, monumentos, assim se torna mais fácil e divertido o aprendizado”, explica a professora de língua francesa, Thaís Ribeiro.

 

A professora de Língua Francesa, Ivanete Gomes, que coordena o projeto com outros 10 professores, explica que a localização da escola bilíngue beneficia famílias de baixa renda, que permite que as crianças cresçam sabendo um segundo idioma.

 

“Nós sabemos que pode ser um grande diferencial no currículo dessas crianças, é a única escola do Fundamental I que tem o francês e as crianças se orgulham muito disso, de dizer que no Macapaba eles estão estudando francês”, pontua a profissional.

 

Hadassa Layssa, de 11 anos, também se mostra animada em aprender junto aos colegas e professores. Por meio das dinâmicas feitas nas oficinas, ela irá participar pela primeira vez da 4ª edição do FrancEcolab, que neste ano tem o tema “Viver em harmonia com a floresta para um futuro melhor”.

 

“Antes eu não sabia nada de francês, agora eu sei algumas coisas porque aprendi aqui. Estou muito animada por fazer parte desse projeto, quero poder viajar de avião, aprender francês, meu sonho é conhecer os franceses”, celebra a aluna.

 


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