Esportes

Wanna Brito conquista medalha de ouro no arremesso de peso durante o Conexão Paralímpica

O evento marcou a reestréia da paratleta em competições


 

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza nesta semana (quinta-feira, 3, e sexta-feira, 4) o Conexão Paralímpica, evento nacional que reúne 347 atletas em duas competições simultâneas voltadas a esportistas com deficiência: as Paralimpíadas Universitárias e as Paralimpíadas Militares. O evento marcou a reestreia de uma das medalhistas dos Jogos Paralímpicos de Paris 2024, a amapaense Wanna Brito, prata no arremesso de peso da classe F32 (paralisia cerebral).

 

A atleta, aluna de Educação Física na Universidade Federal do Amapá, registrou no CT nesta quinta-feira (03) a marca de 7,74m, pouco abaixo da obtida na capital francesa. Durante os Jogos, ela arremessou 7,89m e conquistou o novo recorde das Américas da prova naquela ocasião.

 

“Foi o resultado esperado, ficou na média do que eu costumo fazer, apesar de alguma oscilação, alguns arremessos que não foram tão longe. Imaginei que ainda não conseguiria o mesmo resultado que tive em Paris depois de um mês ainda sem retornar ao mesmo nível de treinamento de antes dos Jogos. O objetivo é retornar firme agora e chegar muito bem no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa, em dezembro”, afirmou a atleta.

 

A amapaense contou estar feliz de retornar às provas após um período de muitos compromissos, incluindo homenagens e entrevistas, em razão do pódio conquistado na França. “É muito importante voltar a competir logo. Está na hora de buscar meu melhor rendimento outra vez e espero fazer um resultado bom para este momento de recomeço”, afirmou a atleta.

 

Ela afirmou que gosta de participar das Paralimpíadas Universitárias para incentivar colegas e atletas de seu estado no Movimento Paralímpico. “Acho muito importante ajudar outras pessoas através da minha vida. Eu quero representar minha universidade e meu estado e incentivar novos atletas que pode ter grandes resultados”, afirmou.

 

Sobre o evento

O Conexão Paralímpica foi criado em 2022 e teve sua primeira edição em João Pessoa (PB), em outubro daquele ano. Em 2024, o Conexão ganhou novo formato, com Seletivas Estaduais realizadas ao longo de todo o primeiro semestre, como parte do Meeting Paralímpico Loterias Caixa, evento que círculos pelas 27 unidades federativas do Brasil de fevereiro a junho de 2024.

 

Fonte: CPB

 


Deixe seu comentário


Publicidade