Nota 10

DPE-AP expõe obras de arte de adolescentes em medida socioeducativa  

Abertura da que será a primeira mostra do gênero, acontecerá quinta-feira, dia 10 


 

A Defensoria Pública do Amapá (DPE-AP) exibirá pela primeira vez a exposição artística ‘Trocando lentes para ressignificar vidas”, produzida por adolescentes do Núcleo de Medida Socioeducativa de Internação Masculina da Fundação da Criança e do Adolescente (Fcria). Com 25 obras, a abertura acontecerá nesta quinta-feira, 10, às 10h, e ficará até ao fim de outubro na galeria da sede administrativa da própria da defensoria, em comemoração do mês das crianças. 

 

O Projeto de Arte Educação é desenvolvido desde outubro de 2020 pela Fcria, e tem como objetivo desenvolver as habilidades cognitivas e socioemocionais dos socioeducandos em cumprimento de medida de internação. Além disso, o contato com a expressão artística possibilita o fortalecimento de laços familiares, o incentivo à mudança positiva no projeto de vida e o fomento do empreendedorismo numa perspectiva sustentável. 

 

Das 25 obras, 20 são pinturas e cinco esculturas elaboradas com a técnica de papietagem, que envolve a aplicação de camadas de papel picado sobre uma estrutura, utilizando água e cola. Essas criações expressam os sonhos dos adolescentes para o futuro. 

 

Para a exposição foram criadas obras que enfatizam a importância da valorização dos processos artísticos e não somente do produto final. Cada painel é repleto de emoções e histórias de vida que evocam o autoconhecimento e a autorreflexão, inspirados em técnicas dos artistas Jackson Pollock, Beatriz Milhazes e outros.  

 

Essas obras têm como objetivo promover a inclusão na arte, envolvendo adolescentes em experiências lúdicas, terapêuticas e criativas, que possuem grande potencial transformador. 

 


Deixe seu comentário


Publicidade