Docente de Ciências Biológicas da Unifap desenvolve colaboração técnico-científica com universidade da Colômbia
A pesquisa que o Prof. Dr. Cleydson Santos realizará na Universidad Dela Magdalena se concentra no desenvolvimento de técnicas de bioquimioinformática, cultivo e extração de compostos bioativos da Cannabis
O docente do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Amapá (Unifap), Prof. Dr. Cleydson Breno Rodrigues dos Santos, está na Universidad Del Magdalena, na cidade de Santa Marta, Colômbia, para desenvolver, de 7 a 22 deste mês, colaboração técnico-científica entre as duas instituições. O pesquisador, que é bolsista de Produtividade Científica 1D do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), foi contemplado no edital de Mobilidade Acadêmica da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amapá (Fapeap).
A pesquisa do Prof. Dr. Cleydson Santos se concentra no desenvolvimento de técnicas de bioquimioinformática, cultivo e extração de compostos bioativos da Cannabis. O objetivo, segundo o pesquisador, é criar e aplicar ferramentas bioinformáticas que possam transformar a análise e a compreensão dos compostos presentes na planta.
Para o Prof. Dr. Cleydson Breno, a colaboração com a Universidad Del Magdalena proporcionará um rico intercâmbio de conhecimentos, criando um ambiente propício à inovação e à pesquisa avançada.
“Este projeto tem o potencial de fortalecer de forma significativa as capacidades de pesquisa nas áreas de farmacologia e bioquímica, contribuindo para o avanço de estudos que impactam diretamente a saúde pública e a indústria farmacêutica. As novas abordagens terapêuticas e tratamentos que podem emergir dessa colaboração são de suma importância para a sociedade contemporânea. Estamos confiantes de que essa experiência não apenas enriquecerá o nosso trabalho, mas também elevará a produção acadêmica da Unifap, resultando em contribuições significativas para a comunidade científica global”, afirma Santos.
Além da pesquisa, o professor irá ministrar, no dia 10 de outubro, o curso “Técnicas bioquimioinformáticas en el desarrollo de compuestos de bioactivos” e, no dia 17, a conferência “Enfoque bioquimioinformático: planificación de compuestos bioactivos en la Amazonia Brasileña”.
O docente faz parte da lista dos pesquisadores top2% mais influentes do mundo, elaborada anualmente pela Universidade de Stanford (EUA) e publicada recentemente no repositório de dados da Elsevier.
Deixe seu comentário
Publicidade