Cidades

Pesquisador da UNB reforça importância da academia para desenvolvimento de vacinas

Amapaense de criação, Dr. Ricardo Bentes afirma que celeridade na produção de imunizantes para Covid-19 se deu pelo empenho do meio acadêmico


 

Douglas Lima
Editor

 

O programa Ponto de Encontro (Diário FM 90,9) desta quarta-feira, 9, ouviu o pesquisador da Universidade de Brasília (UNB) Dr. Ricardo Bentes, através de vídeo chamada direta da capital do país, que falou, entre outras coisas, da importância do meio acadêmico para produção de vacinas.

 

Abrindo sua fala, salientando a importância do saber científico, Ricardo falou que o doutorado na vida de um pesquisador é um “divisor de águas”, e que os trabalhos devem ser publicados para que possam entrar em discussão no meio acadêmico, fazendo com que ocorra a evolução científica entres os pares da academia.

 

“As pessoas respeitavam mais a ciência no mundo todo, mas por uma questão eleitoral ou até mesmo por ignorância, tentaram jogar tudo no ralo. Essa vacina que existe contra a Covid-19 e as que virão, são devido às pesquisas de ponta, e mesmo assim as pessoas ainda têm um pé atrás, por motivações políticas”, lamentou o pesquisador.

 

Com aproximadamente trezentos artigos publicados, Ricardo, que nasceu em Belém mas cresceu no Amapá, afirmou que o desejo pelo meio acadêmico se deu desde cedo, quando, durante sua infância, era vizinho do Dr. Alberto Lima. “Ele morava na frente da minha casa e era muito gentil. Um dia falei para minha mãe que queria ser igual a ele”, concluiu.

 

Carreira

O Dr. Ricardo Bentes é um dos 14 pesquisadores da Universidade Federal de Brasília, instituição que reúne 3% dos cientistas mais importantes do mundo. Ricardo se formou em biomedicina na Universidade Federal do Pará (UFPA), fez mestrado na Universidade de São Paulo (USP), em biologia celular, e posteriormente doutorado, na mesma universidade.

 

 


Deixe seu comentário


Publicidade