Círio de Nazaré deve reunir 250 mil fiéis nas ruas de Macapá neste domingo (13)
Evento religioso, que é uma tradição do norte do país, conta com apoio do Município
O ponto alto da programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré deve reunir aproximadamente 250 mil fiéis nas ruas da capital neste domingo (13). Com apoio da Prefeitura de Macapá, a procissão tradicional vai contar com serviços de limpeza urbana, saúde, Tarifa Social de R$ 1,85, gerenciamento de trânsito, banheiros químicos e cercamento metálico.
O evento começa às 7h, com a missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima e em seguida, acontece o percurso até a Catedral Histórica de São José, na Rua São José, também na área central da cidade.
Vias que são trajeto do Círio em Macapá: Rua São José, Rua General Gurjão, Rua Eliezer Levy, Avenida Cora de Carvalho, Rua Hildemar Maia, Avenida Almirante Barroso, Rua Hamilton Silva e Avenida Presidente Vargas.
Esta é a 90ª edição do evento, que neste ano traz como tema “Em oração com Maria aprendemos a amar e servir, para que o Reino de Deus aconteça!.”; e como lema: “Eis aqui a serva do Senhor! Faça-se em mim segundo a tua palavra” (cf. Lc 1,38).
Para dar mais segurança e conforto aos fiéis que participarão da romaria, o Município atua com uma série de serviços. As vias da cidade, por exemplo, receberam limpeza e manutenção pela Secretaria Municipal de Zeladoria Urbana, que repetirá os trabalhos após o evento.
Ao longo do percurso, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) articulou pontos de Pronto Atendimento para atender os devotos. Ambulâncias municipais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e paramédicos serão lotados em 5 locais estratégicos:
- Praça do Santuário de Fátima;
- esquina da Av. Mendonça Furtado com Rua Hamilton Silva;
- esquina da Rua Odilardo Silva com Av. Presidente Vargas;
- Escola Modelo Guanabara, na Av. Presidente Vargas;
- Atrás do Teatro das Bacabeiras, na Rua São José.
A Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) também atua na organização do trajeto do Círio e em arredores, com a participação de 100 servidores e viaturas para melhor fluxo de pessoas e veículos.
O transporte coletivo funciona em totalidade no domingo (13). Desde 5 horas da manhã, toda a frota de ônibus entra em circulação, com adoção da Tarifa Social de R$ 1,85.
Englobam os serviços também pontos de distribuição de água no trajeto e um espaço para Pessoas com Deficiência (PcD), durante a missa no Santuário de Fátima.
A Fundação Municipal de Cultura (Fumcult) garantiu a disponibilização de materiais e equipamentos para a procissão, como 10 banheiros químicos comuns e 2 acessíveis a Portadores de Necessidades Especiais (PNE) e 520 metros de cercas metálicas.
Deixe seu comentário
Publicidade