Cortejo do Banzeiro do Brilho-de-fogo encerra projeto cultural em escola pública
Alunos da Escola Nilton Balieiro participaram de oficinas temáticas sobre a cultura do marabaixo com instrutores do projeto Banzeiro do Brilho-de-Fogo
Na Escola Estadual Nilton Balieiro Machado, estudantes do 6º ano Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio participaram nos dias 8 e 9, de oficinas temáticas sobre a cultura do marabaixo com instrutores do projeto Banzeiro do Brilho-de-Fogo. O aprendizado faz parte do projeto Culturar, e encerra nesta sexta-feira, 11, com uma série de atividades artísticas, entre elas, o cortejo do Banzeiro.
As oficinas ministradas foram rítmicas, da dança do marabaixo, composição de ladrões e artesanato. Todos os instrutores fazem parte do projeto Banzeiro.
O convite para a participação do Banzeiro partiu da direção da escola, que durante todo o ano realiza o projeto Culturar, proporcionando aos alunos a vivência com as tradições. A intenção da escola é que os alunos conheçam mais de perto os elementos da cultura do marabaixo. O projeto é multidisciplinar e busca incorporar nas aulas elementos da cultura, além de apresentar e aproximar os alunos dos costumes amapaenses e amazônicos.
Nesta sexta-feira, o “Festival de Talentos Tucujus da NBM” encerra o projeto, e os resultados de todo o ano são apresentados. O cortejo do Banzeiro é a atração da abertura do festival.
Para a direção da escola, a participação do Banzeiro enriquece o projeto Culturar, leva para escola informações e introduz práticas utilizadas para manter a tradição do marabaixo.
Banzeiro do Brilho-de-fogo
Há 11 anos o projeto Banzeiro do Brilho-de-Fogo cumpre a missão de valorizar a cultura amapaense e democratizar o acesso a estes conhecimentos e técnicas através de oficinas, que formam batuqueiros e as dançadeiras do Cordão das Açucenas. O ápice do projeto são os cortejos, um desfile musical e colorido dos elementos da cultura regional que passa pelas ruas de Macapá.
Texto: Mariléia Maciel
Deixe seu comentário
Publicidade