Licenciatura em Sociologia conquista, pela segunda vez, conceito máximo em avaliação do MEC
Em uma escala que vai até cinco, nota máxima reafirma a qualidade da graduação ofertada pela Unifap
O curso de Licenciatura em Sociologia, da Universidade Federal do Amapá (Unifap), conquistou conceito 5, nota máxima da avaliação de cursos de graduação realizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). A avaliação ocorreu no período de 2 a 4 deste mês e faz parte do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que busca garantir a qualidade da educação superior ofertada no país.
“Nós já éramos nota 5 na avaliação anterior e agora um outro 5 continua o processo. Penso [que a nota] seja um resultado direto da gestão da coordenação, tanto a minha gestão como a do vice-coordenador, o Professor David Júnior, e o empenho do colegiado em colaborar no processo. E, também, o empenho da gestão da Instituição, principalmente na figura da procuradora institucional, a Úrsula [Souza, chefe do Departamento de Avaliação e Informação – Deavi] e a sua equipe do Deavi que muito nos auxiliou, a Proeac [Pró-reitoria de Extensão e Ações Comunitárias], o curso de Tecnologia em Secretariado… Na verdade é uma equipe muito diversa que, de alguma forma, participa das avaliações do curso”, aponta o coordenador do curso, Prof. Ms. Luciano Magnus de Araújo.
A avaliação do MEC focou em três dimensões da graduação: organização didático-pedagógica, corpo docente e tutorial e infraestrutura.
“Nós, enquanto coordenação de curso, precisamos organizar toda a documentação, que foi colocada em um repositório virtual. As reuniões aconteciam virtualmente porque a comissão [de avaliação do Inep] é uma comissão remota, não veio pessoalmente; eles também tiveram acesso ao drive com toda a documentação, a apresentação da dimensão infraestrutural, a didático-pedagógica e a do corpo docente, assim como as relativas à gestão do curso”, explica o coordenador.
Sobre a graduação
O curso de Licenciatura em Sociologia foi criado em 2014 e objetiva preparar profissionais que tenham uma formação teórico-metodológica sólida, tanto no que condiz à sua fundamentação em torno do campo do conhecimento da sociologia, aliada as áreas da Antropologia e da Ciência Política, quanto à formação pedagógica. Busca, também propiciar o desenvolvimento da autonomia intelectual e da capacidade analítica necessária ao desempenho da prática docente.
A graduação oferta, anualmente, 30 vagas e tem a duração de quatro anos. Ao longo do curso, o(a) aluno(a) terá formação em disciplinas como Antropologia Brasileira, Didática Geral, Economia Política, Educação e Relações Étnicas Raciais, Educação Inclusiva para Pessoas com Necessidades Especiais, Introdução à Teoria Sociológica, entre outras.
Deixe seu comentário
Publicidade