Cidades

Serviços de pavimentação asfáltica do ramal Porto do Céu avançam para fase de acabamentos

Iniciativa integra a segunda etapa das obras, onde estão sendo asfaltados cerca de 6,1 quilômetros de extensão


 

Os trabalhos de pavimentação asfáltica entraram em fase final no ramal Porto do Céu, em Macapá. A obra faz parte da segunda etapa do projeto, que prevê o asfaltamento de 6,1 quilômetros de extensão. Atualmente, os serviços estão focados nos últimos 300 metros da via, com terraplanagem e aplicação do asfalto.

 

Simultaneamente à colocação da camada asfáltica, a equipe realiza a imprimação e compactação do solo em toda a extensão da estrada. O projeto inclui, além do asfalto, a construção de calçadas, instalação de iluminação pública e sinalização horizontal e vertical, completando os 7 quilômetros de pavimentação total do ramal. As obras estão sendo executadas pela Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).

 

 

“É uma obra muito significativa para o desenvolvimento do Amapá, principalmente porque gera impactos positivos para o escoamento agrícola, e mais qualidade na trafegabilidade e mobilidade da população”, explica o titular do Setrap, Marcos Jucá.

 

Para o morador da região há dois anos, Eliel Rodrigues, de 48 anos, a obra é um momento histórico para os habitantes da região que vivem no distrito. Problemas como lama, poeira e alagamentos deixarão de existir após a conclusão.

 

 

“É importante para a comunidade devido à dificuldade que tínhamos, durante o inverno ficava muito alagado e intrafegável, não tinha como sair. Hoje podemos olhar nas árvores e ver as cores das folhas que antes eram tomadas por poeira. Moro aqui há pouco tempo, porém toda semana meu carro estava na oficina, arrumando a suspensão, mas devido ao asfalto já estou há bastante tempo sem visitar os mecânicos”, afirma Eliel.

 

O investimento é fruto de emenda parlamentar articulada pelo senador Davi Alcolumbre, e contrapartida do Governo do Estado. A pavimentação do ramal Porto do Céu é uma reivindicação antiga da comunidade.

 

Desenvolvimento

A primeira etapa do projeto foi entregue em dezembro de 2023, com a pavimentação de 850 metros da via, um investimento viabilizado pelo programa Calha Norte, por meio de emendas do deputado federal Vinícius Gurgel, e contrapartida do Governo do Estado.

 

Ao ser concluída, a obra beneficiará 18 comunidades da região do Coração, em Macapá, atendendo uma antiga reivindicação da população. Além de melhorar a mobilidade, o asfaltamento vai facilitar o acesso do transporte escolar e proporcionar maior segurança e qualidade de vida aos moradores. A primeira fase do projeto gerou cerca de 40 empregos diretos e indiretos, e a expectativa é que a conclusão da segunda etapa amplie ainda mais esses benefícios para a economia local.

 


Deixe seu comentário


Publicidade