Política

Localização do Amapá privilegia exportação de 17 mil toneladas de soja para a Turquia

Embarque é uma prova de que produção agrícola do estado está sendo fortalecida


Fotos: Otávio Neto

 

Os grãos embarcados em navio de bandeira turca na área portuária de Santana, quarta-feira, 16, simbolizam o resultado de uma série de políticas implementadas pelo Governo do Amapá para fortalecer a produção agrícola. O governador Clécio Luís e o prefeito Bala Rocha acompanharam o embarque de 17 mil toneladas de soja que serão exportadas para a Turquia.

 

 

“Ano passado a gente retomou a produção de soja e conseguimos exportar cerca de 10 mil toneladas aqui por Santana. Só nesse navio que vai para a Turquia são 17 mil toneladas de soja produzidas no Amapá. Da produção ao embarque, o setor gera renda e é um dos motivos do Amapá ser líder na geração de emprego formal desde o ano passado. Isso significa felicidade, dignidade, emprego e desenvolvimento para o Amapá”, destacou o governador Clécio Luís.

 

Nova fronteira agrícola do Brasil, o Amapá também é a fronteira para um futuro que utiliza os benefícios da localização privilegiada dos portos da Docas de Santana, na margem do rio Amazonas, para melhorar a logística de escoamento da produção de grãos.

 

 

“Sabemos que industrializando se gera mais emprego e renda para todo mundo. Com a ajuda do Governo, o Amapá tem mais segurança jurídica, dando credibilidade ao produtor. Então agora você pode vir plantar no Amapá e pode deixar que Santana exporta a produção. É Santana fazendo a indução do desenvolvimento do Amapá”, comentou o prefeito Bala Rocha.

 

Por este porto são embarcados grãos em geral, como soja e milho, minérios de manganês e ferro, além de cavaco de eucalipto e outros derivados do setor madeireiro.

 

 

“A gente precisa evoluir na produção agrícola, que é o futuro do Amapá. As liberações de licenciamentos ambientais de produção tem feito a diferença e a gente espera que continue. Com esse embarque, estamos garantindo que temos condições de exportar”, ressaltou o presidente da Companhia Docas de Santana (CDSA), Edival Tork.

 

Desde 2023, seguindo o Plano de Governo da gestão, o Estado tem reestruturado a Secretaria de Meio Ambiente, garantindo, entre outros benefícios, o destravamento de procedimentos de licenciamento ambiental com agilidade e segurança jurídica, para promover o desenvolvimento do estado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade