Escolas indígenas do território Wajãpi recebem kits pedagógicos
Materiais serão usados nas atividades pedagógicas das 8 escolas da região de Pedra Branca do Amapari
O Governo do Amapá entregou na sexta-feira, 18, na terra indígena Wajãpi, na aldeia Aramirã, cerca de 24 kits de material pedagógico. Os kits foram distribuídos para oito escolas indígenas estaduais na região e serão utilizados pelos professores e alunos durante as aulas.
Cada sacola possui mais de trinta itens, como caneta, lápis, cartolinas, papel, giz de cera, pinceis e tinta guache. O material foi dado aos professores e diretores das escolas indígenas estaduais Aramirã, Okorayry, Cinco Minutos, CTA, Manilha, Ytuwasu, Taiteuwa e Mariry.
“Esse é um material para auxiliar professores e especialmente ajudar no desenvolvimento dos alunos em sala de aula. Vale destacar que aqui o ensino é bilíngue na língua nativa Wajãpi e Português, então temos essa particularidade”, explicou a secretária de Estado da Educação, Sandra Casimiro.
A doação encerrou a programação de ‘Imersão Educacional’, organizada pela Secretaria de Estado da Educação (Seed). No segundo momento, haverá reuniões no território Wajãpi e na Seed para realizar ajustes sobre o rendimento escolar, inadimplência, calendário escolar, diretrizes da educação indígena, formação continuada, atendimento educacional especializado, lotação de pessoal, infraestrutura e alimentação escolar.
“Estamos muito felizes e honrados em receber a equipe da secretaria aqui e principalmente em sermos ouvidos e entendidos. Temos muitos desafios, mas estamos felizes de avançar nesse diálogo”, comentou a liderança indígena, Roseno Wajãpi.
A atividade integra uma extensa programação anual construída pelo Governo do Amapá, meio das Secretarias de Educação e Povos Indígenas (Seed e Sepi), juntamente com a Fundação Nacional do Índio (Funai), Instituto de Pesquisas Indígenas (Iepé) e Sindicato dos Servidores Públicos em Educação no Amapá (Sinsepeap).
Deixe seu comentário
Publicidade