Política

Governo do Amapá e Ministério da Gestão recepcionam 110 servidores da transposição

Encontro reuniu autoridades e os novos servidores num ambiente participativo para esclarecer dúvidas, repassar informações e aproximar gestores e trabalhadores


 

O Governo do Estado e o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos recepcionaram 110 servidores da transposição que estão à disposição para desenvolver suas atividades no serviço público na sexta-feira, 18. O encontro reuniu autoridades e os novos servidores num ambiente participativo para esclarecer dúvidas, repassar informações e aproximar gestores e trabalhadores.

 

Coordenado pela Secretaria de Estado de Assuntos da Transposição (Seat), a reunião proporcionou o alinhamento das equipes e dos processos de trabalho relacionados à transposição de servidores do quadro do Ex-Território Federal. A participação do ministério foi parte de uma visita técnica que tratou de ações do processo de transposição dos servidores com a Divisão de Gestão de Pessoas do Amapá.

 

“Estar aqui é muito gratificante, a sensação é de como fosse o primeiro emprego dá um friozinho na barriga, mas a alegria é maravilhosa após um longo caminho de luta estamos comemorando”, declarou Maria de Nazaré Lamarão, de 70 anos, atuante no serviço público desde 1992, quando trabalhou na Companhia de Eletricidade do Amapá por 30 anos.

 

O secretário de Gestão de Pessoas do Ministério, José Celso Cardoso, ressaltou que os novos servidores públicos podem ser absorvidos em todas as esferas municipais, estaduais e federais.

 

 

“É uma ação que significa um grande passo para o Governo Federal no sentido de fortalecer sua capacidade de trabalho na região, especialmente, nos Estados que foram Territórios no passado”, reforçou o secretário.

 

De janeiro de 2023 até setembro de 2024, as Emendas Constitucionais n.º 79 e n.º 98 garantiram a transposição de 7.750 servidores públicos para o Quadro da União. Esse número foi o maior já transferido para a administração pública federal, isso significa uma economia expressiva nos cofres públicos das prefeituras e do Governo do Estado, um impacto positivo também para o setor econômico local na relação de compra e venda.

 

 

“Esse encontro é importante para que eles vivenciem a realidade de cada um e participem dessa acolhida. E todo que estão aqui são servidores que já receberam suas portarias e já são oficialmente do quadro federal à disposição do estado”, informou a secretária de Estado de Assuntos da Transposição, Anne Marques.

 

Segundo o assessor técnico do Senado Federal, Charles Chelala, que representou no evento o senador Randolfe Rodrigues, relator da Emenda Constitucional n.º 98, nesta etapa são 110 novos trabalhadores beneficiados pela transposição.

 

 

“No período de transformação de Território para Estado muitos deles estavam em ocupações com salários menores e muitos sem ocupações, então, ao reconhecer esse direito pelas emendas da transposição, restaura a dignidade desses trabalhadores. É um momento de muita alegria”, destacou Chelala.

 


Deixe seu comentário


Publicidade