‘Um dia de governador’: estudantes da Escola Walcy Lobato conhecem o Palácio do Setentrião
Iniciativa busca aproximar jovens do Poder Público. Alunos fazem parte do projeto ‘Falando Direito Amapá’, que reforça a educação jurídica
Os estudantes da Escola Estadual Walcy Lobato, de Santana, puderam experimentar ‘um dia de governador’ ao visitar o Palácio do Setentrião, em Macapá. O convite foi feito pelo governador Clécio Luís, após a cerimônia de implantação do projeto ‘Falando Direito’, iniciativa executada pelo Tribunal de Justiça do Amapá em parceria com Governo do Estado, que leva capacitação sobre temas jurídicos aos alunos da rede estadual e egressos do sistema prisional.
Os jovens, que cursam o ensino médio, fazem parte das duas turmas iniciais do programa que fortalece a educação em direitos no país. Na sede do Executivo estadual, eles puderam conhecer a galeria de governadores, sala de reuniões e o gabinete, além de ver o antigo Palácio do Setentrião, onde atualmente funciona o Ministério Público do Amapá.
A estudante Maria Izabel, de 17 anos, ficou entusiasmada com a visita ao local, pois teve a oportunidade de ver de perto onde líderes se reúnem para discutir questões essenciais que impactam diretamente a vida da população.
“Gostei muito de ter vindo ao Palácio. Fazer essa visita foi uma oportunidade incrível, pois conhecemos os espaços onde são tomadas decisões importantes para a sociedade. Vimos onde se reúnem as pessoas que trabalham pelo bem-estar dos cidadãos. Fiquei realmente feliz de estar aqui”, declarou Maria.
O governador Clécio Luís, que acompanhou os estudantes durante a visita, explicou que o Palácio do Setentrião tem este nome devido à localização do Amapá, que fica mais ao Norte do Brasil, na Região Setentrional.
“Aqui recebemos embaixadores, ministros, juízes, autoridades, deputados. Os estudantes puderam ter acesso a todo esse conhecimento, sentaram na cadeira do governador, que também pode ser da governadora, e gostaram bastante. Aproveitei para firmar o compromisso de visitá-los na Escola Walcy, em Santana”, pontuou o governador.
A diretora da escola, Odessa Lopes, ressaltou que o projeto permite aos alunos entenderem melhor seu papel e importância, e a visita na sede do Governo do Estado contribui para que eles possam se imaginar em cargos futuros.
“Foi um dia muito importante para a escola e para os nossos alunos, onde eles puderam conhecer e ter essa responsabilidade, como eles mesmo estavam verbalizando ‘estou me sentindo importante’, e de fato eles são. O futuro começa quando a gente vai construindo com pequenas atitudes. Quem sabe não vai sair desse público um governador, uma governadora e alguns dos nossos futuros políticos”, comentou Odessa.
Projeto “Falando Direito Amapá”
A iniciativa, fruto de um acordo de cooperação entre o Tribunal de Justiça do Amapá (Tjap) e a Secretaria de Estado da Educação (Seed), busca promover a cidadania e incentivar a prática do princípio da fraternidade. As capacitações têm o propósito de alcançar cada vez mais jovens e fortalecer a educação em direitos no país, especialmente das últimas séries do Ensino Médio.
Deixe seu comentário
Publicidade