Caneta de imortal para imortal
Ruben Bemerguy* A ACADEMIA AMAPAENSE DE LETRAS comunica com o mais extremo e sincero pesar a morte de seu Presidente FERNADO PIMENTEL CANTO, em 29/10/2024. Escritor, compositor, músico e professor, que ocupou a cadeira nº 4, cujo patrono é Coaracy Nunes. Fernando Canto foi, seguramente, o mais brilhante e importante ator cultural […]
Ruben Bemerguy*
A ACADEMIA AMAPAENSE DE LETRAS comunica com o mais extremo e sincero pesar a morte de seu Presidente FERNADO PIMENTEL CANTO, em 29/10/2024. Escritor, compositor, músico e professor, que ocupou a cadeira nº 4, cujo patrono é Coaracy Nunes.
Fernando Canto foi, seguramente, o mais brilhante e importante ator cultural contemporâneo do Amapá, com reconhecimento nacional, e que deixa um legado imensurável na literatura, nos versos, melodias e ensinamentos acadêmicos, este último especialmente junto a Universidade Federal do Amapá.
Fernando, cujo nome já fixava Canto, talvez por isso, ou muito por isso, adivinhava em redesenhos os estímulos literários e culturais do Amapá, em espaço acadêmico-geográfico próprio e amazônico, organizando saberes, colecionando fortes, despolpando melodias e canções.
Fernando Canto é o líder intelectual responsável pela atual visibilidade da Academia Amapaense de Letras e por ela também será eternizado com a certeza de que sua obra tem decisiva contribuição para a compreensão da existência cultural do Amapá e sua atual e futura gerações.
A Academia Amapaense de Letras, em luto, eleva solidariedade aos familiares, amigos e admiradores de Fernando Canto, nossa referência maior.
Ruben Bemerguy, advogado e poeta, membro da Academia Amapaense de Letras
Deixe seu comentário
Publicidade