Clécio anuncia construção de monumento em homenagem a Fernando Canto
Obra será erigida “NA ESQUINA DO RIO MAIS BELO COM A LINHA DO EQUADOR”, com diz canção escrita e musicada pelo intelectual que deixa o convívio dos amapaenses, transcendendo para a imortalidade
Douglas Lima
Editor
O governador Clécio Luís anunciou na manhã desta quarta-feira, 30, no programa LuizMeloEntrevista (Diário FM 90,9), que o intelectual Fernando Canto, falecido ontem, será homenageado com monumento na confluência do rio Amazonas com a avenida Equatorial, como parte do complexo urbano que liga a orla do Aturiá à via que passa sobre a Linha Imaginária do Equador.
Clécio teve o privilégio de contar com a amizade pessoal de Fernando e de participar das rodas literárias, musicais e etílicas, bem como de outras atividades culturais, sociais e sociológicas que compunham o universo do polímata que deixa grande legado como escritor, compositor, músico, cantor, jornalista, sociólogo, fundador do Grupo Pilão, membro da Academia Amapaense de Letras e do Conselho Editorial do Senado da República, carnavalesco e militante cultural.
Na entrevista, o governador disse emocionado que Fernando Canto, apesar de nascido no Pará, era amapaense como poucos, que amava e tocava a terra tucuju com alegria e divertimento. “Fernando era fantástico. A morte não dará a última palavra sobre ele, que é transcendente, um farol que sempre vai iluminar a nossa cultura”, exaltou o gestor.
Clécio Luís deixou claro que a homenagem a Fernando Canto a ser feita na Folia Literária, a acontecer em Macapá nos dias 7, 8 e 9 de novembro, não é por conta da doença que o levou à morte, mas planejada com muita antecedência, desde que terminou a versão 2023 do evento que divulga livros e autores, e contempla degustadores desse segmento intelectual.
O governador explicou que ao saber do desenlace do amigo imaginou que não o homenagearia sofregamente, dando a entender que tiraria proveito político do ocorrido, mesmo porque isso não agradaria Fernando Canto. Foi então que veio a ideia do monumento exatamente no local citado na música ‘Meu Endereço’, onde em parceria com Zé Miguel o imortal Fernando Canto escreve e canta: na “ESQUINA DO RIO MAIS BELO COM A LINHA DO EQUADOR”.
Deixe seu comentário
Publicidade