Samuzinho: lançado edital de seleção de crianças e monitores em projeto para redução de acidentes e trotes
Certame vai selecionar 30 monitores e 100 crianças para sensibilizar e desenvolver habilidades quanto aos serviços de urgência e emergência. As inscrições serão pela internet
O Governo do Amapá lançou nesta quinta-feira, 31, o edital do projeto Samuzinho, que vai escolher 100 crianças e 30 monitores para ajudar em ações que buscam a redução de acidentes e do números de trotes ao Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). As inscrições serão pela internet.
Idealizador do projeto, o diretor do Samu, Donato Farias, explica que a iniciativa além de sensibilizar as crianças pela educação em saúde, amplia também as habilidades dos acadêmicos envolvidos.
“Nosso propósito enquanto profissionais da saúde também perpassa por projetos de cidadania, como o Samuzinho que, além de sensibilizar a população quanto aos serviços de urgência e emergência desenvolvidos pelo estado, é uma oportunidade para cada profissional de saúde que se envolve no projeto e já inicia a carreira profissional com essa experiência”, pontuou Farias.
Para monitores, as vagas são destinadas a acadêmicos dos cursos superiores em enfermagem, medicina, fisioterapia, odontologia, nutrição, educação física, pedagogia, psicologia, designer e jornalismo. O ingresso é voluntário, mas ao final de nove meses os participantes recebem certificado de 110h. As inscrições iniciam a partir desta sexta-feira, 1º de novembro.
Já para as crianças de 8 a 14 anos as inscrições iniciam no dia 6 de dezembro. O principal requisito é estar matriculado no ensino público ou privado e ter a caderneta de vacinação atualizada. Os participantes aprenderão sobre primeiros socorros, atividades de preceitos cívicos e morais, e acompanhamento de atendimentos de saúde.
“Esse é o tipo de iniciativa que reflete nas nossas gerações futuras e que cria nas crianças o senso de responsabilidade com a sua saúde e do próximo, formando adultos mais comprometidos e conscientes sobre o nosso serviço de urgência e emergência”, comentou a secretária adjunta de assistência em saúde, Cássia Klein.
Presente na cerimônia de lançamento, a estudante Ana Clara, de 11 anos, afirmou que sua irmã já participou de outras edições do projeto, e agora está ansiosa para concorrer a uma vaga no projeto.
“Acho que vai ser uma experiência incrível participar do projeto, aprender a não passar o trote e a importância do Samu. Tenho vontade de ser médica quando crescer, e acho que no projeto eu posso aprender mais sobre a área”, contou Ana Clara.
Samuzinho
É um projeto de extensão e ensino com o intuito de trabalhar a sensibilização e importância do Samu com crianças em faixa etária escolar, objetivando a redução de trotes passados ao telefone 192. A iniciativa também busca esclarecer e criar um vínculo positivo entre o serviço e a população, transformando-as em elementos multiplicadores de saber no lar, fomentando a cidadania e favorecendo o desenvolvimento sociocultural da criança, para inserir na sociedade um cidadão com valores humanos, morais e éticos.
Deixe seu comentário
Publicidade