Segunda fase da Operação Harpia encerra com 144 mandados de prisão cumpridos
Entre os foragidos localizados está homem que tinha seu nome na lista vermelha da Interpol; foi capturado em Caiena, na Guiana Francesa; também foi preso sujeito sentenciado a mais de 52 anos de reclusão por estuprar quatro sobrinhas menores de idade
Elen Costa
Da Redação
A segunda fase da Operação Harpia encerrou na tarde desta terça-feira, 5, com 144 mandados de prisão cumpridos. Todos contra criminosos condenados pela Justiça amapaense. A maioria dos indivíduos capturados foi sentenciada por crimes graves, como latrocínio, homicídio, estupro e roubo.
Entre os foragidos que foram localizados está um homem que tinha seu nome na lista vermelha da Interpol. Ele, de acordo com informações policiais, foi capturado em Caiena, na Guiana Francesa, com ajuda da polícia daquele território.
Houve também a prisão de um sujeito sentenciado a mais de 52 anos de reclusão pelos estupros das quatro sobrinhas, todas menores de idade. O elemento foi encontrado no município de Trairão, no estado do Pará.
Outro fugitivo foi localizado na cidade paraense de Afuá. O indivíduo é tido como liderança dentro de uma facção criminosa e responde, entre outros crimes, por tráfico de drogas e porte de arma de fogo.
A Operação Harpia é uma ação conjunta das polícias Civil e Federal e acontece em âmbito nacional. A primeira etapa teve início em agosto. O objetivo da ação é dar cumprimento a mandados de prisão expedidos pelo Tribunal de Justiça do Amapá contra condenados que estão no estado e em outras cidades do país, inclusive no exterior.
Das 144 ordens judiciais, 136 foram executadas no Amapá, sete em outros Estados e uma no exterior.
Na primeira fase, deflagrada em agosto, 87 pessoas foram presa. Oitenta e uma no estado do Amapá, duas em Santa Catarina, uma em São Paulo, duas no Rio Grande do Sul e uma no Pará.
O nome dado à operação homenageia a ave Harpia, considerada a maior ave de rapina do mundo, medindo entre 90 e 105 centímetros de comprimento, apresentando uma envergadura de mais de duzentos centímetros. Está presente em algumas regiões do Brasil, dentre elas nas florestas do estado do Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade