Prefeitura de Macapá promove oficina de artigos natalinos
Iniciativa busca fortalecer as relações comunitárias e proporcionar oportunidades de desenvolvimento econômico para as famílias envolvidas
A Prefeitura de Macapá, por meio do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) Amor, realizou na última segunda-feira (04), a abertura das oficinas artesanais de artigos natalinos. A atividade ocorreu no prédio do Centro, localizado no bairro Infraero II, na Zona Norte de Macapá. A próxima ação acontece na quarta-feira (06).
A programação voltada para as famílias assistidas pelos equipamentos, acontece em todos os CRAS espalhados pela cidade de Macapá e conta com oficinas de enfeites, tapeçaria em crochê, brinquedos, decoração de natal e bijuterias. As oficinas ensinam habilidades práticas, com materiais acessíveis, facilitando o desenvolvimento do empreendedorismo através do artesanato em geral, contribuindo para que muitas famílias tenham uma renda extra.
Os artigos confeccionados serão expostos para a venda na 2ª edição da Feira Empreendedora da Assistência Social. O evento produzido pela Prefeitura de Macapá, através da Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), está previsto para a primeira semana de dezembro e planeja abrir novas oportunidades de trabalho para quem busca empreender e expandir o próprio negócio.
“É apoio, incentivo e assistência necessária para impulsionar alternativas econômicas e sociais para os nossos assistidos. Essas oficinas geram oportunidades e a nossa parte é disponibilizar ferramentas que contribuem para a vida das famílias”. Afirma, Mayla Carvalho, Secretária Municipal de Assistência Social.
Maria Souza dos Santos, de 71 anos, participou pela primeira vez da oficina no CRAS Amor e compartilhou sua experiência.
“Apesar de eu não ter muita habilidade e prática, consegui acompanhar todas as orientações e fazer este belo sino. É uma atividade enriquecedora, eu me diverti e aprendi muito aqui no CRAS, pretendo voltar mais vezes”.
Mariana das Graças, de 61 anos, declara que é artesã do CRAS e afirma que as oficinas passaram a ser uma alternativa de renda.
“Eu acompanho há muito tempo as oficinas, elas já me salvaram diversas vezes, não somente financeira, mas na parte social também, eu me sinto mais comunicativa e me relaciono bem melhor com as minhas colegas. Hoje eu consigo vender todas as peças que confecciono aqui e isso tem me ajudado muito”.
Melissa Bastos, oficineira responsável, explicou como organizou a oficina e como escolheu os itens para a confecção.
“O natal se aproxima e aproveitamos para iniciarmos as produções natalinas. Separei alguns materiais de fácil manuseio e são baratinhos. Fico sempre a disposição de cada artesã orientando e auxiliando, deixo elas livres para usarem a criatividade”.
Deixe seu comentário
Publicidade