Cidades

Novembro Azul: governo promove dia de autocuidado para população masculina, em Macapá

Evento, realizado nesta terça-feira, 5, marcou o início da programação do mês de combate ao câncer de próstata


 

O Governo do Estado promoveu nesta terça-feira, 5, uma ação de saúde direcionada para a população masculina. O evento aconteceu na orla de Macapá, e marcou o início da programação do Novembro Azul, que discute estratégias e reforça a importância do autocuidado no combate ao câncer de próstata.

 

 

A ação, coordenada Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), contou com distribuição de panfletos, atuação de uma equipe multiprofissional em saúde, vacinação contra a gripe, exames de testagem para HIV e sífilis, além de orientações sobre a importância do diagnóstico precoce e os cuidados diários com a saúde.

 

 

“É um mês importante para a população masculina, precisamos incentivar cada vez mais a frequência dos homens dentro dos serviços de saúde e colocando em prática o autocuidado”, pontuou o responsável técnico em Saúde do Homem da Sesa, Roosevelt Pureza.

 

A localização do evento foi decidida de forma estratégica para alcançar a população masculina em geral, mas também focar em pessoas que possuem acesso limitado a serviços de saúde, como ribeirinhos que chegam do interior do estado e do Pará para descarregar mercadorias.

 

O morador do município de Afuá e agricultor, Moacir dos Santos, foi um dos assistidos pela atividade, e ressalta a importância do momento de bem-estar.

 

 

“A gente, que é do interior, não tem toda essa disponibilidade de ficar vindo para se consultar, não vou ao médico tem uns dois anos. Mas que bom que está tendo tudo isso hoje aqui, já me cadastrei ali e fiz todos os exames que pediram, me sinto muito feliz”, afirma o agricultor.

 

Câncer de próstata

O câncer de próstata é uma doença silenciosa, que muitas vezes não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Por isso, a detecção precoce é um dos principais fatores para um tratamento eficaz e aumento das chances de cura. A campanha mundial, além de promover a conscientização sobre a doença, também incentiva a realização de exames preventivos e o autocuidado.

 


Deixe seu comentário


Publicidade