Cidades

Prova para avaliar educação básica é aplicada para 25 mil alunos no estado

Exame acontece na quinta-feira, 7, e sexta-feira, 8, e possui como público-alvo estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental dos 16 municípios


 

Como parte das ações estratégicas para diagnosticar o nível de aprendizado nas séries iniciais, o Governo do Amapá aplica na quinta-feira, 7 e sexta-feira, 8, a prova do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Sispaeap). Cerca de 25 mil estudantes do 2º e 5º ano do ensino fundamental I farão as provas nos 16 municípios do estado.

 

A avaliação desempenha um papel importante na análise dos indicadores educacionais do Amapá. Os resultados, além de orientar a formulação de políticas públicas educacionais, impactam diretamente na distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) aos municípios.

 

 

“Buscamos compreender se nossas crianças já possuem fluência na leitura, para de fato chegar a uma alfabetização completa. Nosso objetivo é que os alunos de sete anos consigam concluir o segundo ano do ensino fundamental conseguindo ler e escrever”, destacou a coordenadora do programa Criança Alfabetizada, Débora Vales.

 

Dados apresentados pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), com base no levantamento do programa Criança Alfabetizada, do Governo Federal, mostram que o Amapá foi o estado que mais avançou no percentual de alfabetização da Região Norte, e o 3º colocado no geral, alcançando 42% dos estudantes do 2º ano letrados em 2023.

 

Sispaeap

A aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica é feita pela Secretaria de Estado da Educação (Seed), que realizou, ao longo do ano, formação de gestores por meio de capacitações, palestras e cursos especializados.

 

Este ano, os estudantes responderão um caderno com 34 questões, sendo 16 de língua portuguesa e 18 de matemática. Todas as aplicações são acompanhadas pelos professores e gestores, gerando um verdadeiro movimento em rede. A aplicação da prova faz parte da estratégia do Programa Criança Alfabetizada, implementado pelo Estado em 2019, visando melhores índices de fluência e leitura em todo o estado.

 


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