Crescem focos de incêndio nos municípios do Amapá
Responsável pelo Ibama no estado conclama população a colaborar para que problema não prolifere ainda mais
Douglas Lima
Editor
O superintendente do Ibama no Amapá, Bernardino Nogueira, conclamou a população a colaborar para que os focos de incêndio neste período de estiagem não proliferem no estado mais do que já está ocorrendo.
O apelo foi feito no programa ‘LuizMeloEntrevista’ (Diário FM 90,9), nesta quarta-feira, 6, quando o superintendente apresentou números crescentes dos focos de incêndio em alguns municípios, registrando que as principais causas do aparecimento do fogo são ações humanas.
Bernardino Nogueira fez ver que o estado atravessa forte estiagem e que por isso todo o cuidado é pouco quando for tratar com lixo ou outros materiais de combustão. “Com fogo não se brinca”, disse ele, lembrando o dito popular.
O superintendente informou que de 24 de outubro até terça-feira, dia 5 de novembro, 278 focos de incêndio foram identificados e combatidos no estado do Amapá, 89 deles em Mazagão, sendo esse município onde a ocorrência do problema é maior, atingindo 32% de todos os casos.
O titular do Ibama ressaltou que todos os focos foram debelados pelos brigadistas que se encontram em ação, em decorrência da seca, havendo apenas dois casos que vêm preocupando, um incêndio em Tartarugalzinho e outro na Reserva Biológica do Lago Piratuba, que estão difíceis para combater.
Bernardino ainda lembrou que o governo do estado, juntamente com o Ibama, tem feito trabalho forte de educação ambiental, mas mesmo assim há aqueles que tacam fogo de forma irresponsável, causando incêndios e a fumaceira que se vê em todo o Amapá.
Deixe seu comentário
Publicidade