Saúde masculina no foco da campanha de prevenção ao câncer de próstata, em Macapá
Prefeitura promove ações de saúde com consultas, exames e orientações para conscientizar sobre a prevenção do câncer de próstata
A Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), por meio da Coordenadoria de Saúde do Homem, deu início nesta quarta-feira (6) à campanha de Novembro Azul. A abertura ocorreu no Mercado Central, onde a Prefeitura de Macapá ofereceu consultas médicas, exames, vacinação e massoterapia, além de uma palestra sobre o câncer de próstata.
A campanha, criada em 2003, conscientiza homens de todo o mundo sobre a importância da prevenção ao câncer de próstata, o segundo mais comum entre brasileiros do sexo masculino. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), somente em 2023 foram registrados mais de 70 mil novos casos, reforçando a necessidade de políticas públicas que promovam a detecção precoce e uma agenda anual de atenção à saúde do homem.
Landry Braga, de 83 anos, esteve no Mercado Central para realizar o Antígeno Prostático Específico (PSA), exame de sangue capaz de rastrear células cancerígenas. O servidor público aposentado comentou sobre a tendência dos homens de negligenciar a própria saúde, o que prejudica a qualidade de vida na velhice.
“O PSA é muito importante para nós, que infelizmente somos relaxados com nossa saúde. A ação é uma bênção por proporcionar vários atendimentos em um lugar central e de fácil acesso”, relatou.
Alexssandro Wallacy, coordenador municipal de saúde do homem, explicou que o preconceito ainda é uma barreira na identificação do câncer de próstata. “O exame PSA é utilizado para o rastreamento. Se houver alguma alteração, os pacientes são encaminhados ao médico urologista, que irá decidir se há ou não a necessidade de realizar o exame de toque”, disse.
A campanha Novembro Azul prossegue em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), oferecendo serviços como acolhimento psicológico, consultas médicas, testes rápidos, exame de glicemia, aferição de pressão arterial, avaliação nutricional, auriculoterapia, PSA, hemoglobina glicada, além de orientações com educadores físicos e palestras educativas.
Confira as datas das ações do Novembro Azul:
UBS São Lázaro | 8 de novembro
CRAS Marabaixo | 13 de novembro
UBS Lélio Silva | 14 de novembro
UBS Macapaba | 19 de novembro
Grupo EBD | 21 de novembro
Feira 13 de Setembro | 22 de novembro
UBS Pantanal | 27 de novembro
UBS Cidade Nova | 29 de novembro
Deixe seu comentário
Publicidade