UPA Buritizal completa um ano e celebra excelência no atendimento à saúde em Macapá
Com mais de 124 mil atendimentos realizados, unidade se destaca como marco para o sistema de saúde municipal, oferecendo serviços de urgência e emergência 24 horas
A Prefeitura de Macapá inaugurou sua primeira Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em 31 de outubro de 2023. Nesta quarta-feira (6), o equipamento, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana, comemora um ano de serviços de excelência nas áreas de urgência e emergência, consolidando-se como um marco para a assistência em saúde do município.
Entre os serviços ofertados pela unidade, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SEMSA), estão leitos de observação e de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), consultórios médicos, sala de curativos, sala de raio-X, laboratório e farmácia.
Em um ano de funcionamento, a UPA já realizou mais de 124 mil atendimentos de urgência e emergência, 37 mil exames laboratoriais, 6 mil exames de raio-X e cerca de 184 mil administrações de medicamentos.
Deise Ribeiro, diretora da unidade, afirma que sua equipe prioriza um atendimento humanizado, respeitando as necessidades e peculiaridades de cada paciente que procura o local.
“Esta unidade é referência para o público. Os 124 mil atendimentos refletem uma comunidade que precisa desse serviço, e o município identificou prontamente essa demanda. Cada pessoa que entra na nossa unidade tem uma história, uma realidade que merece atenção e cuidado especiais”, ressalta a diretora.
Antes da criação da UPA Buritizal, a UBS Lélio Silva realizava atendimentos de urgência e emergência, além dos serviços de baixa e média complexidade, obrigatoriamente ofertados pelas gestões municipais.
Kleverton Siqueira, subsecretário da Secretaria Municipal de Vigilância em Saúde (SMVS), explica que a UPA se destaca por dispor de uma sala vermelha, gasômetros e ventiladores mecânicos, o que possibilita uma capacidade de atendimento mensal de até 2 mil pacientes.
“… Além disso, o equipamento também oferece um sistema que garante mais qualidade ao usuário, com triagem, acolhimento e classificação de risco. Assim, cada paciente que nos procura tem o direito de receber todos os serviços disponíveis. Quando as possibilidades se esgotam, orientamos e auxiliamos na transferência para uma unidade de referência”, explica o subsecretário.
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